24.5 C
Brasília

Casamento comunitário: inscrições até 8 de outubro

Data:

Compartilhe:

Em busca de oficializar a união, 38 casais do Distrito Federal já se inscreveram, em menos de 24 horas, no Casamento Comunitário da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). De acordo com o edital, serão disponibilizadas 40 vagas. A ação visa isentar custos de cartório, consolidar famílias de baixa renda, estimular o protagonismo social e promover os direitos humanos, como a proteção jurídica. Devido à procura, o prazo de inscrição foi prorrogado para mais 3 dias, e se encerra em 08 de outubro.

“Muitos casais não têm condições de arcar com as despesas de um casamento, e sabemos que esta é a realização de um sonho. Então, vamos celebrar a união e estimular os votos de confiança, lealdade e parceria para a vida no Distrito Federal”, afirma a secretária da pasta, Marcela Passamani.

Além da inscrição ocorrer de forma on-line, por causa das recomendações de distanciamento social para enfrentamento da pandemia da Covid-19, outros documentos serão enviados pela internet. Os interessados também deverão imprimir, assinar, digitalizar e enviar para o e-mail subdhir@sejus.df.gov.br as declarações de hipossuficiência e de veracidade dos documentos de registro digital.

A cerimônia está marcada para o dia 06 de dezembro, em local a ser definido pela pasta. Vale destacar ainda que a pasta é responsável por subsidiar a cerimônia da união civil, assim como os valores das taxas de cartório, cabelo e maquiagem dos casais, por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Para concorrer a uma das vagas, os interessados devem apresentar:

* Carteira de identidade (cópia)
* Cadastro de Pessoa Física (cópia)
* Foto 3×4 de cada um dos noivos
* Comprovante de residência
* Comprovante de renda (até dois salários mínimos de renda total)
* Preencher o formulário no site da Sejus
* Se divorciado, apresentar a certidão de casamento com averbação do divórcio
* Se viúvo, cópia da certidão de óbito do falecido
* Declaração de Veracidade dos Documentos Registro Digital
* As testemunhas deverão ser maiores de 18 anos, apresentar cópias do RG, CPF, endereço e consignar número de contato telefônico.

Devido a pandemia de Covid-19, o casamento vai seguir todas as recomendações e normas sanitárias para o combate e prevenção do novo coronavírus, enquanto valer o Decreto nº 40.475, de 28 de fevereiro de 2020, que declara situação de emergência no Distrito Federal.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Secretaria pelo endereço eletrônico subdhir@sejus.df.gov.br, ou pelos telefones 3213-0688/ 3213-0685.

Saiba Mais:
O Casamento Comunitário ocorre desde 2012 e já oficializou a união de 1.124 casais no Distrito Federal. A proposta é amparar as famílias e ampliar as garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários.
Formulário  

*Com informações da Sejus

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Espaços culturais do Guará serão batizados por audiência pública

O Conselho Regional de Cultura do Guará e a Administração Regional acordaram em nomear oficialmente três espaços culturais públicos que passaram por reformas na...

Fogo atinge quiosque em frente ao pronto-socorro do Hospital do Guará

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 00h33 desta sexta-feira (13/02/2026), sendo empregadas duas viaturas de combate. A ocorrência foi...

Inchaço e cansaço nas pernas no Carnaval? Veja o que fazer para curtir a folia sem desconforto

Longas horas em pé, consumo de álcool e desidratação podem comprometer a circulação durante a festa; a cirurgiã vascular Dra. Ilana Barros explica por...

Choquei: Gabriel Campos, da Batista Filadélfia, passa a ser réu pelos crimes de pedofilia e importunação sexual

A Justiça do Distrito Federal aceitou a denúncia contra Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, acusado de estuprar oito adolescentes que frequentavam a...

Adolescente foi atropelada na faixa de pedestres da Av. Central no Guará II

Uma realidade de um filme já anunciado por todos os moradores do Guará. O início da Avenida Central do Guará II precisa de uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido