Clínica da Mulher na Asa Sul tem capacidade para mais de três mil atendimentos no mês

Data:

Compartilhe:

O serviço de assistência integral à saúde da mulher acaba de ganhar um grande reforço no Distrito Federal. Foi inaugurado, na segunda-feira (23) o primeiro Centro Especializado de Saúde da Mulher (Cesmu). Localizada na 514 Sul, a clínica da mulher vai ofertar 3,7 mil atendimentos por mês, sendo 2,8 mil consultas médicas e 900 consultas com equipe multidisciplinar.

Essas quase quatro mil consultas por mês são direcionadas a mulheres com suspeita de câncer ginecológico, que já tenham sido tratadas para outros tipos de neoplasias malignas, bem como mulheres em situação de violência que apresentem comorbidades clínicas como: obesidade, diabetes, lesões cutâneas decorrentes de tratamento de câncer, hiper/hipotireoidismo, entre outras. O encaminhamento será feito pelas unidades básicas de saúde (UBSs) que entenderem como adequado o suporte do Cesmu a essas pacientes.

Governador Ibaneis Rocha acompanhado pela primeira-dama Mayara Noronha, secretárias da Mulher Erika Filippelli e dos Esportes, Celina Leão, e Osnei Okamoto, da Saúde. prestigiam a abertura do Cesmu na W3 Sul

Para que este atendimento seja de excelência, o Cesmu conta com uma equipe multiprofissional formada pelas especialidades de ginecologia, enfermagem, endocrinologia, dermatologia, psicologia, serviço social, nutrição, mastologia com treinamento em biópsia mamária, homeopatia e acupuntura. Ou seja, um espaço completo de atenção às mulheres. Serão 15 consultórios, uma sala para a realização de exames para o apoio diagnóstico, uma sala de vacinas e uma para a triagem dos pacientes. O investimento foi de R$ 50 mil.

“Faltava um centro de atendimento à mulher que desse essa qualidade no atendimento e os encaminhamentos corretos para que a gente possa ter a cura não só do câncer, mas de outras doenças que afligem as mulheres do DF“, destacou o governador Ibaneis Rocha durante a inauguração do espaço.

Próximo à parada de ônibus na W3 Sul, o Cesmu foi criado para atendimento e apoio especializado às mulheres

A Clínica da Mulher é mais uma ação integrada de governo e envolveu as secretarias de Mulher, Saúde, Economia e Governo e a Companhia de Urbanização da Nova Capital (Novacap), responsável pelo fornecimento da mão de obra.

Para a secretária da Mulher, Ericka Filippelli, o GDF tem feito bastante ao “entregar obras e um espaço importante como esse, relacionado à saúde da mulher, que não diz respeito a pandemia, mas ao atendimento integrado”. Ainda de acordo com a secretária, “a mulher neste governo é importante”.

A princípio, segundo a secretaria da Mulher, o centro funcionará a partir de encaminhamento, ou seja, as mulheres serão atendidas nas unidades de saúde e encaminhadas ao Cesmu. “A saúde da mulher é importante, a mulher é importante”, explicou Erika.

Especialidades no Cesmu

O centro contará com uma equipe multiprofissional formada pelas especialidades de ginecologia, enfermagem, endocrinologia, dermatologia, psicologia, serviço social, nutrição, mastologia com treinamento em biópsia mamária, homeopatia e acupuntura.

*Com informações da Agência Brasília e Correio Braziliense


spot_imgspot_img
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Projeto Democratização do Reggae  em Arniqueira

E a segunda cidade a receber o  projeto Democratização do Reggae será Arniqueira neste sábado, 27/06/, no Restaurante Comunitário Arniqueira, localizado na QS 09,...

Atenção, motoristas: via de ligação entre o Guará e o Núcleo Bandeirante será interditada nesta sexta-feira (26)

Bloqueio ocorrerá na altura da ponte sobre o Córrego Vicente Pires e seguirá até a noite de quarta-feira (1°/7) Nesta sexta-feira (26), a partir das...

Militares do 4º BPM cumprem mandado de prisão por estupro de vulnerável nas imediações do Park Sul

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo na região do antigo Setor SOF Sul, hoje denominado de Park Sul, a equipe policial militar da viatura...

Ladrões assaltam pedestres na EPIA, fogem em ônibus e são presos em flagrante por militares do 4º BPM

Na noite desta terça-feira (23), a Polícia Militar do Distrito Federal, por meio das equipes de GTOP 24 (Alpha e Bravo) do 4º BPM,...

Coletânea Artística do Guará será lançada em julho com sarau literário e exposição de artes visuais

Iniciativa integra a 2ª edição do Festival do Guará e promove um dos maiores registros da produção cultural da cidade 143 escritores, 15 artistas visuais...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui