Passando para agradecer aos leitores do Blog da Zuleika que se engajaram e se empenharam na votação do II Prêmio Brasiliense de Direito Animal do Distrito Federal, concedido ao delegado-chefe Jônatas José Santos Silva, da 14ª Delegacia de Polícia do Gama, por sua atuação no caso conhecido como “Naja”, onde dezenas de animais, entre cobras e tubarões, criados em cativeiro, foram resgatados mediante sua persistência à frente do caso .O Gedai-– Grupo de Estudos sobre Direitos Animais e Interseccionalidades informou que o delegado foi o vencedor com 45.3% dos votos válidos.
Para relembrar, tudo começou quando o estudante de veterinário Pedro Krambeck foi picado pela cobra naja no início de 2020. Na ocasião, precisou de internação e de soro antiofídico que não tinha no Distrito Federal. O soro foi enviado pelo Instituto Butantã, de São Paulo, que salvou sua vida. O que não o livrou da cadeia nem seu melhor amigo, parceiro na criação de cobras em locais inapropriados. Foi descoberto um esquema criminoso de criação e tráfico de animais, onde até uma servidora do Ibama, o órgão federal que protege os animais, envolvida no caso.
O Gedai enviou a seguinte mensagem a Jônatas Santos: Parabéns! A vitória é um reconhecimento a sua atuação pela causa animal em 2020. Desejamos que o Prêmio contribua com a sensibilização outros operadores do Direito para o tema e que tenhamos um Distrito Federal que seja exemplo no combate aos crimes contra os animais.
Emocionado, o delegado fez um breve relato da sua atuação até chegar a ganhar este prêmio: “Meu envolvimento com a proteção animal teve início no ano de 2014, quando eu tinha um perfil na rede social facebook. Vários resgates ocorreram naquela época, contudo acabei dando uma pausa no trabalho, tendo em vista o intenso desgaste. Em 2019, voltei a intensificar o trabalho em favor dos animais, oportunidade em que contei com o apoio da Ana Paula Vasconcelos. Ana, obrigado pelos tratamentos médicos, lares temporários e definitivos para os inúmeros animais resgatados de situações de maus tratos“.
E finalizando sua mensagem faz agradecimentos especiais:
“Gostaria de parabenizar a Vanessa Negrini,
Coordenadora do GEDAI @gedai.direitosanimais, por idealizar a segunda edição do Prêmio, agradecer a Ana Paula @anapvasconcelos por ter indicado meu nome, bem como por todo o trabalho em defesa dos animais no Distrito Federal e Entorno. Agradecer meu amigo, o delegado Ataliba @atalibaneto79, pelas divulgações nos grupos do wapp e a Zuzu, @blogdazuleika (zuzu, obrigado por tudo).
Um agradecimento especial para todas as pessoas q seguem o perfil @delegado_pcdf no instagram e que dedicaram um pouco do seu tempo pra deixar um voto pra mim. OBRIGADO, vcs são F……”