Idosos de 80 anos ou mais vão parar de sofrer nas imensas filas que se formaram desde cedo nas portas da unidades de saúde de todo o Distrito Federal para se imunizarem com a primeira dose da Covid-19 nesta segunda feira, 01/02.
A partir de amanhã, a partir das 8 horas serão 10 pontos de vacinação onde o idoso poderá ser vacinado dentro do carro, o que tornará a vacinação mais ágil e com menos contato entre os idosos. O término será às 17 horas ou até quando acabarem os estoques.
No Guará, onde existem 4 unidades básicas de saúde, a escolhida foi a unidade de nº 2, popularmente conhecida como postinho da 17, localizada próxima do Posto da Petrobrás e do Supermercado SuperVeneza, na avenida Contorno. o local é de fácil acesso para os carros entrarem e saírem estrategicamente.
“Mapeamos os locais de maior público idoso e distribuímos de forma estratégica dez locais de vacinação pelo sistema drive-thru, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento, garantindo mais segurança e agilidade no processo”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto. Ele destaca que essas ampliações estão relacionadas ao número de vacinas disponíveis e ao público-alvo de cada etapa.
Vacinação mista
Nas UBSs em que haverá drive-thru, a vacinação ocorrerá de forma mista, ou seja, tanto nos carros quanto nas salas de vacina. Para se vacinar, o usuário deve levar um documento oficial com foto, preferencialmente com a inscrição do CPF, não sendo necessário agendamento, cadastro ou inscrição. É importante levar o cartão do SUS e o cartão de vacina. Se não encontrar o cartão de vacina, não haverá impedimento em receber a primeira dose.
Segundo pesquisas da Codeplan, em sua Pesquisa Por Amostra de Domicílios-PDAD de 2018, no Guará existiam 1556 pessoas com 80 anos ou mais. Entre 75 e 79, 1552 e de 70 a 74 anos, mais de dois mil idosos. Não sabemos se haverá congestionamento de carros devido a busca de idosos de outras regiões administrativas. A orientação da Secretaria de Saúde do DF é que os idosos busquem a unidade de vacinação mais próxima de sua residência, mas quem disse que idosos seguem a lógica?
*fotos gentilmente cedidas pelo gerente da UBS 2, Paulo Césaresar Azevedo