25.5 C
Brasília

Tocar a Vida na Escola faz sucesso entre adolescentes do CEF10 no Guará

Data:

Compartilhe:

O Instituto Tocar acredita no poder de transformação da educação. Por isso, lançou em maio o Projeto Tocar a Vida na Escola, junto com o CDCA (Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal, vinculado à Sejus ) com a meta de estimular por meio da aplicação de ferramentas e estratégias pedagógicas, lúdicas, terapêuticas, interativas o desenvolvimento de potencialidades de 360 crianças/adolescentes, com idade entre 12 e 17 anos, oriundos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade, matriculados nas seguintes escolas: Centro de Ensino Fundamental 10 Guará II ,Centro de Ensino Fundamental 08 de Sobradinho II, Centro de Ensino Fundamental 07 de Sobradinho , Centro de Ensino Fundamental 01 do Gama, Centro de Ensino Fundamental 02 de Planaltina e Centro Educacional Pompílio Marques de Souza.

O Projeto Tocar a Vida na Escola nasce como resultado dos 6 anos atuando em escolas incentivando as crianças e adolescentes a compreenderem a importância da construção de um projeto de vida, a busca de direitos como estratégias de enfrentamento, de prevenção e proteção diante dos riscos e ameaças sociais.

O Tocar a Vida na Escola criou uma plataforma virtual gamificada por meio de vivências, oficinas que busca engajar as crianças e adolescentes para que desenvolvam o autoconhecimento, a autoestima , e compreendam a importância da construção de um projeto de vida.

Um trabalho significativo na vida de adolescentes e crianças dentro da sala de aula desenvolvido no CEF10

A ideia é ajudá-los a se relacionarem, resolverem conflitos, promoverem vínculos sadios, expressarem suas ideias e respeitarem as diferenças.
Espera-se também que alcancem a compreensão das próprias emoções e a dos outros, através de oficinas e técnicas de resolução de conflitos, de relaxamento, troca de experiências, utilização das redes sociais, rodas de conversas e vivências.


Além disso, irão proporcionar às crianças e adolescentes dinâmicas e estratégias de enfrentamento, prevenção e proteção diante dos riscos gerados pela desvalorização da vida, das drogas, a vida do crime, aumento significativo do bullying, cyberbullying, da automutilação, suicídio, entre outras situações de vulnerabilidade.
Para os educadores e famílias o objetivo é sensibilizá-los sobre a importância da utilização das linguagens do amor como estratégia de comunicação, em atenção às prioridades das crianças e adolescentes, prevenção do agravamento de situações de negligência, violência e ruptura de vínculos através de encontros temáticos, palestras e participação de fóruns de garantia de direitos.
E por fim estimular o desenvolvimento das potencialidades das crianças e adolescentes, seu empoderamento e, consequente projeção do seu legado de vida.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Espaços culturais do Guará serão batizados por audiência pública

O Conselho Regional de Cultura do Guará e a Administração Regional acordaram em nomear oficialmente três espaços culturais públicos que passaram por reformas na...

Fogo atinge quiosque em frente ao pronto-socorro do Hospital do Guará

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) foi acionado às 00h33 desta sexta-feira (13/02/2026), sendo empregadas duas viaturas de combate. A ocorrência foi...

Inchaço e cansaço nas pernas no Carnaval? Veja o que fazer para curtir a folia sem desconforto

Longas horas em pé, consumo de álcool e desidratação podem comprometer a circulação durante a festa; a cirurgiã vascular Dra. Ilana Barros explica por...

Choquei: Gabriel Campos, da Batista Filadélfia, passa a ser réu pelos crimes de pedofilia e importunação sexual

A Justiça do Distrito Federal aceitou a denúncia contra Gabriel de Sá Campos, de 30 anos, acusado de estuprar oito adolescentes que frequentavam a...

Adolescente foi atropelada na faixa de pedestres da Av. Central no Guará II

Uma realidade de um filme já anunciado por todos os moradores do Guará. O início da Avenida Central do Guará II precisa de uma...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido