Moradores de rua estão optando por um novo modo operandis para sobreviver em meio ao caos de suas vidas.Passaram a furtar, com constância, as tampas de ferro que protegem a passagem dos esgotos dos prédios localizados no Polo de Moda do Guará II. Creio eu, que o problema deve ser em toda região administrativa, mas com o agravante atual ser no Polo de Moda. Contactamos a Caesb e a Novacap a respeito do assunto.
Inclusive, o dono de um bar no Polo de Moda, que não quer se identificar por razões de segurança, chegou até a fazer um Boletim de Ocorrência na 4ª DP do Guará. Segundo ele, a questão é de segurança pública, pois as tampas estão sendo furtadas constantemente. Segundo o delegado Anderson Espindola, os roubos acontecem com mais intensidade no Polo de Moda e na QE40. Onde os usuários de drogas vedem para os ferros velhos com o objetivo de arrecadar algum dinheiro para sustentar os vícios de drogas. As investigações estão sendo intensificadas para coibir o roubo e a revenda das tampas de ferro.
Por outro lado, a Caesb informa que : é responsável pelo abastecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto no DF. A responsabilidade pelas galerias de águas pluviais é da Novacap. Segue nota da empresa:
Pedimos a gentileza de reforçar aos leitores do seu blog a importância de acionar a Caesb pelos canais oficiais de atendimento, seja pelo aplicativo gratuito – disponível para download nos sistemas Android e IOs –, site ou pelo telefone 115, para informar o vazamento de esgoto, de água ou qualquer outro problema, de forma a agilizar os trabalhos de nossas equipes.
A Caesb tem equipes disponíveis 24 horas por dia para a manutenção, devido à grande extensão e capilaridade das redes, conta com a inestimável ajuda da população em identificar problemas que necessitem de atenção.
A Caesb esclarece que as fotos enviadas no e-mail se referem às caixas de inspeção, que são de responsabilidade dos clientes. Pela legislação atual, essas caixas devem estar localizadas dentro do lote dos clientes, mas muitos imóveis, particularmente os mais antigos, não fizeram essa adequação. As novas edificações já são feitas seguindo esse critério. Ou seja, os proprietários dos prédios é que arcam com os prejuízos de comprar novas tampas de ferro que tornam a serem roubadas assim que repostas.
A Novacap por meio de sua assessoria de imprensa relata que :Cabe destacar que o problema de furtos é de segurança pública. E necessário que se fiscalize e denuncie os crimes, para que eles sejam resolvidos.