Por Simone Vaz
Mais um Dia de Educação Ambiental, com o Engenheiro Ambiental Marcelus Oliveira e Simone Vaz Educadora Ambiental, que aconteceu na Grande Loja Maçônica do DF, no último sábado dia 12. Muitos movimentos ambientais por todo o Distrito Federal em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março.
O convite veio da Ingrid, uma jovem menina, para o plantio de três mudas, e não pensamos duas vezes, claro que fomos e como sempre aprendemos com cada encontro. Ela pertence a um grupo de garotas chamado ‘Filhas de Jó’, e lá elas colocam em prática os ensinamentos trazidos na Biblia. No livro de Jó existe um parágrafo onde cita que ‘em toda terra não houveram mulheres tão justas quanto as filhas de Jó‘. Então, a busca é sempre o aprimoramento das meninas e esse mês veio a conscientização ambiental e a importância da natureza, por isso o plantio.
Antes de darmos início ao plantio fizemos a grande roda de apresentação, depois a Educação Ambiental falamos das datas de floração do Ipês, como identificar um ipê só pelas folhas e vagens, a importância de não só plantar o ipê amarelo, a importância do plantar uma árvore mesmo que não vá colher os frutos foram muitos ensinamento passados, depois mão na massa abrimos os berços, confeccionamos um sistema de irrigação com garrafa pet, elas adoraram a experiência de plantar suas primeiras árvores.
Estas jovens estão escrevendo sua história, cheias de vida e sonhos, que possamos levar está juventude rumo ao um mundo melhor mais verde.
Foram plantadas três mudas, duas de pitanga e um ipê amarelo. No mês das Mulheres nada melhor que lindas gueireirinhas plantando a vida, vamos difundir esta ideia.
*Simone Vaz é educadora ambiental e voluntária do Tempo de Plantar Guará