Avançar para transformar. Chegar junto para fazer a diferença. Ser um deles, estar entre elas, sentir o que sentem, prover as suas necessidades básicas como a dos 5 sentidos: olfato, paladar, visão audição e dentição, foram os objetivos traçados e até o momento alcançado pelo Projeto Estilo de Vida, que cuida da saúde dos jovens e adolescentes de forma integral. Uma parceria enre a Secretaria de Juventude, SESI, Secretaria de Tecnologia e a Câmara Legislativa, através de emenda parlamentar do deputado Delmasso (Republicanos).
Pronto para ser implementado em 10 escolas públicas, o Guará e a Estrutural já receberam a edição do Estilo de vida já em 2022. No Guará, mais de 1000 alunos participaram, sendo a grande maioria oriunda da Cidade Estrutural. Este foi o grande ganho na opinião do diretor do CED 04, Rogério Nunes. “Conseguimos a proeza de que os alunos frequentassem as carretas no mesmo turno escolar. Ou seja, não precisavam vir da estrutural no contraturno. Fez toda a diferença na vida destes adolescentes e jovens. Muitos casos de oftalmologia e de audição foram detectados. Outros casos amis graves já tiveram encaminhamento direto para serem assistidos pela saúde pública nas unidades básicas de saúde, e serão acompanhados por nós. Neste encerramento do Estilo de Vida já estou pedindo uma nova etapa aqui para o CED 04“, sinalizou o gestor. Do Guará, o projeto segue para São Sebastião, do outro lado do nosso quadradinho.
Luana Machado, secretária de Juventude destacou o papel da secretaria na implementação de programas que alcancem os jovens. “Assumi um secretaria com zero de orçamento, e só com parcerias como a do deputado Delmasso conseguimos avancar em políticas públicas e programas sociais que realmente façam a diferença na vida de nossos futuros profissionais.O trabalho conjunto com o SESI e Secretaria de Ciência Tecnologia do Distrito Federal garantem que o Estilo de Vida veio para ficar. Através das consultas de oftalmologia, o SESI, também, busca parcerias e fornece os óculos a quem necessita usá-los . Urgente e necessário, ele entra dentro das necessidades básicas de todo aluno. A visão e a audição não cuidadas estão diretamente ligadas à reprovação escolar”, avaliou Luana.
O Deputado Delmasso, cujos filhos estudam nas escolas públicas do Guará, tem sido um parlamentar com visão e propósitos educacionais como o recem lançado projeto Visitador Escolar, em início de implementação nas escolas do Guará e Estrutural. O Blog da Zuleika acredita que o Estilo de Vida possa diminuir a violência entre os estudantes. Pois, se você vai todos os dias à escola e não consegue enxergar e nem ouvir, a revolta vai crescendo por se sentir diferente que acaba por explodir em socos e pontapés, seja em quem for.