No próximo sábado, 25 de junho de 2022, a partir das 16h, a Praça Central do Polo de Moda, no Guará II, será palco da Expoarte 40. Um Feira de arte e Cultura na QE 40 que propiciará a comunidade conhecer e adquirir o artesanato e a gastronomia produzidos na cidade, bem como prestigiar artistas e grupos culturais do Guará.
A Expoarte 40 nasceu com o objetivo de retirar de dentro de casa, artesãos e microempresários que estavam tendo dificuldades em vender seus produtos em um pós pandemia, e com isso aquecer a Economia Criativa da cidade, reunindo expositores de diversos segmentos para vender seus produtos. Assim como, fomentar a cultura da cidade com um espaço para apresentações de artistas e grupos do Guará e convidados de outras Regiões Administrativas.
Além disso, a Expoarte tem como objetivo levar cultura e lazer para locais da cidade carentes dessas atividades e sem acesso à cultura como a QE40 e o Polo de Moda.
Na programação instalação da Geladeira do Livro, que será grafitada pelo artista plástico e gerente de Cultura Julimar dos Santos; palestra sobre “Superação e Inspiração” ministrada pela Coronel da Polícia Militar Scheyla Sampaio, Oficina de Instrumentos Sustentáveis com o Espaço Lola, Contação de História Infantil com Kiusa Botão do Cofo de Histórias e Instalação Áudio Visual a partir de pesquisa no Guará por IBeatriz Santana.
Durante o evento os artistas urbanos do Guará e de outras Regiões Administrativas como Yla, Ktar, Byako e Lucas Piá estarão grafitando o espaço público e painéis.
A parte musical será comandada pelo rap do artista local Seya Og, a voz e o violão de Jeffin Novo Esquema e pelo DJ Henrique Lion.
De acordo com o gerente de Cultura da Administração do Guará, Julimar do Santos, a Feira Cultural na Praça Central do Polo de Moda é um momento importante para a comunidade guaraense, e principalmente para essa região da cidade, historicamente negligenciada pelo poder público. “Uma feira de arte no Polo de Moda é de grande importância para a comunidade local, para os artesãos e para o comércio local. A gerência de cultura apoia e colabora com a promoção e com a programação cultural, envolvendo artistas de diversos segmentos nesse encontro que certamente será o primeiro de muitos. A presença da comunidade é importantíssima para o sucesso desse projeto pioneiro”.
Para o produtor cultural Henrique Machado esse projeto propicia o acesso e a democratização da cultura, já que está levando atividades culturais para dentro das comunidades carentes dessas opções de lazer. “É uma grande satisfação levar essa Feira para aquela comunidade”
Segundo Janaina Marins essa parceria com a Gerência de Cultura do Guará nesse evento é um marco para a cultura guaraense. “Estamos levando um pouco de cultura para um local aonde quase não existe atrativos para as pessoas saiam de suas casas e ocupem os espaços públicos. Então resolvemos unir as atrações propostas com os expositores para que além de divulgarmos nossos trabalhos também tenhamos opções de venda e oferecermos um sábado de muita diversão para essa comunidade. Como ex-moradora da região é muito gratificante estar promovendo esse evento”.
A Feira de Arte da QE 04 é uma promoção da Lion Sound, comandada pelo produtor cultural Henrique Machado, Janaina Marins Produções e da Gerência de Cultura da Administração do Guará e conta com o apoio da Rádio Guará Web, do Folha do Guará, da Caliandra Turismo e da líder comunitária e pré candidata a deputada federal Tania Coelho.
O adensamento populacional do Polo de Moda e QE 40 sem planejamento é uma das principais causas das mazelas sociais da região. Criado para ser um centro de desenvolvimento econômico, a QE 40 e depois o Polo de Moda deveriam abranger toda a cadeia industrial de vestuário, mas foi tomado por residências e por comércios de todos os segmentos.
Por meio do Pró-DF, programa de fomento à indústria do governo do Distrito Federal, centenas de costureiros e empresários receberam lotes no setor por 10% do valor original de mercado. Muitos dos que foram contemplados com os terrenos, no entanto, não tiveram condições de pagar pela edificação dos prédios ou de gerar os empregos previstos no acordo de concessão dos lotes.
Programação
16h – Inicio da Instalação da Geladeira do Livro
16h30 – Palestra: “Superação e Inspiração” ministrada pela Coronel da Polícia Militar da Reserva, Sheyla Sampaio
17h – Oficina de Instrumentos Sustentáveis com o Espaço Lola
17h30 – Contação de História Infantil com Kiusa Botão – Cofo de Histórias.
18h – Abertura da Instalação Audio Visual a partir de pesquisa no Guará por Ibeatriz Santana.
18h30 – SEYA OG – Rap (Polo de Moda)
19h – Jeffin Novo Esquema (Voz e Violão)
20h – DJ Henrique Lion
*Texto Henrique Machado