Com capacidade para receber dezenas de pessoas, o Centro de Apoio e Cursos Profissionalizantes começa a funcionar a partir de setembro. A unidade, voltada para a atenção à pessoa idosa, vai ofertar capacitações e atividades integrativas e de convivência para esse público e para quem trabalha diretamente com esses cidadãos. Instalada no Polo de Modas do Guará II, a primeira qualificação já está com inscrições abertas. Mais informações e inscrições: (61) 98593-3373 ou (61) 98186-0802.
Inscrições gratuitas no link abaixo:
Esse primeiro curso é para quem quer ser cuidador de idoso. São 120 vagas gratuitas. “Pensamos essa qualificação pois, no ano passado, perdi minha mãe, mas antes disso, cuidei dela e precisei aprender diversas técnicas para oferecer a dignidade, o carinho e a atenção que ela precisou”, disse uma das responsáveis pela iniciativa, Roseni Nunes.
Fruto de uma parceria entre instituições da sociedade civil, o local contou com a união de esforços dos Institutos Adonai, Creai e Reciclando o Futuro. “Já capacitamos mais de 300 profissionais para a atuação com esse público. Trata-se de uma ação muito importante para quem está em busca de gerar emprego e renda por meio de uma nova profissão, que é uma das procuradas atualmente no mercado”, explica a fundadora do Reciclando o Futuro, Renata d’Aguiar.
O curso é ministrado por professores especialistas em diversas áreas ligadas à atenção integral à pessoa idosa. A qualificação tem duração de oito horas e ocorre durante quatro dias – a data de início vai ser definida nos próximos dias. De acordo com o cronograma, os alunos vão aprender sobre sinais e sintomas das principais doenças da terceira idade e prevenção de quedas e úlceras de pressão, entre outros conteúdos.
“O mercado está em busca de profissionais nessa área. Porém, é preciso qualificação, pois trata-se de um público com particularidades que precisam ser levadas em consideração”, enfatizou Renata d’Aguiar, ao lembrar que mais 120 vagas vão ser ofertadas de forma gratuita também em uma unidade em Samambaia.
De acordo com ela, qualquer pessoa a partir de 18 anos pode participar, pois não são necessário requisitos prévios. No entanto, o foco principal são nas comunidades de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.
O centro ainda prevê a oferta de atividades como informática, oficinas de artesanato, beleza, musicalização e horta comunitária. “Queremos tirar o cidadão idoso do ambiente doméstico e recolocá-lo de volta à vida ativa”, acrescentou Fabiano Galvão, mais um dos responsáveis pelo espaço.
Serviço
Curso de cuidador de idoso
Locais: Centro de Apoio e Cursos Profissionalizantes (Polo de Modas do Guará II)
Instituto Adonai (Quadra QN 502, conjunto 13, lote 1 – Samambaia Sul)
@institutocreai