Cuidados prioritários à saúde da mulher do Guará foram realizados no último sábado no evento Outubro Rosa, realizado na Unidade Básica de Saúde 03, o “postinho da 38”, sim você leu certo, foi no sábado pela manhã (8/10). A parceria da direção da UBS com a comunidade através da Associação Morar Futuro do Guará e do Rotary Club do Guará, possibilitou um evento onde às mulheres puderam cuidar da saúde com exames preventivos, vacinação e encaminhamento para exames não realizados na unidade. A parceria foi importante para trazer pessoas ao atendimento disponibilizado em um dia fora da rotina das equipes de saúde, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços públicos.


E os números de atendimentos são animadores. A expectativa do dr. Afonso Mendes, gerente da UBS03, era de 100 atendimentos, e para surpresa superou para 159. Demonstrando que as mulheres estão se cuidando mais e atendendo ao chamado das equipes de saúde e a divulgação dos parceiros comunitários da UBS03. Foram 38 inserção de DIU, 47 testes rápidos de sifilis, HIV, Hepatite e outra doenças, 49 exames citopatológicos, o que detecta câncer do colo do útero, 4 pedidos de mamografia e 21 vacinas. O Blog da Zuleika encontrou uma usuária que tomou 5 vacinas, pois já não possui mais o cartão de vacina e não sabia quais tomou ao longo da vida.

Para a vendedora Ivaneide Soares Cardoso, 54 anos, moradora da QE40, o atendimento foi ímpar. “Fiquei sabendo da ação pela equipe de agentes comunitários da família e tratei logo de vir. Fiz exame de papa nicolau e solicitei uma mamografia que vai entrar no sistema de regulação. Fui muito bem acolhida, tratamento atencioso e me senti bem à vontade, embora seja muito envergonhada, e o melhor, sai cheia de brindes e com um café da manhã bem nutricional”, avaliou Ivaneide.

Atualização cadastral
Outro serviço muito importante para a melhoria das políticas públicas foi ofertado que é a atualização de cadastros. Ao preencher a ficha oferecida, o usuário poderá relatar se é um usuário eventual, que vai ao posto apenas em busca de vacinas, ou se é um SUS dependente, aquele que utiliza mensalmente os serviços ofertados pela Atenção Primária na UBS.

“Com a atualização cadastral, podemos mapear as necessidades da comunidade e ofertar o que ela mais precisa. A exemplo da diabetes, que necessita de um olhar apurado, pois é o canal para desenvolver outras comorbidades nos usuários. Precisamos entender a demanda para saber o que esta comunidade precisa. Este laço com a comunidade é importante para desenvolvermos serviços melhores. Atualmente, cada equipe da UBS03 é responsável por 4 mil pessoas, e estão sobrecarregados. Já está em fase de término as novas instalações de mais uma equipe que irá atender as quadras 48 a 58 do Guará II. Precisamos entender o território para dividir e atender com qualidade o usuário que busca o serviço de saúde pública”, esclarece dr. Afonso.

Ele aproveitou a reportagem para prestar agradecimentos às parcerias com as associações e clubes de serviços, como o Rotary, com equipes de acolhimento com um nutritivo café da manhã. “São os próprios moradores que devem ser o centro de nossas atenções. Nada melhor ser recebido por um representante da comunidade. Concluída às atividades do Outubro Rosa, que se estenderam ao longo do mês, vamos partir para o Novembro Azul, que certamente será onde os homens estão: no trabalho. Contamos com uma equipe de servidores coesa e que se co-responsabiliza pela qualidade no atendimento”, finalizou o gerente da UBS03.

