11.5 C
Brasília

UBS 03 no Outubro Rosa: atendimento no sábado superou às expectativas no Guará II

Data:

Compartilhe:

Cuidados prioritários à saúde da mulher do Guará foram realizados no último sábado no evento Outubro Rosa, realizado na Unidade Básica de Saúde 03, o “postinho da 38”, sim você leu certo, foi no sábado pela manhã (8/10). A parceria da direção da UBS com a comunidade através da Associação Morar Futuro do Guará e do Rotary Club do Guará, possibilitou um evento onde às mulheres puderam cuidar da saúde com exames preventivos, vacinação e encaminhamento para exames não realizados na unidade. A parceria foi importante para trazer pessoas ao atendimento disponibilizado em um dia fora da rotina das equipes de saúde, com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços públicos.

Vestidas de lilás ou de rosa, às mulheres optaram por cuidar da saúde para evitar o câncer
Homens e mulheres da Associação de Moradores disponibilizando de uma manhã de sábado para servir à nossa comunidade

E os números de atendimentos são animadores. A expectativa do dr. Afonso Mendes, gerente da UBS03, era de 100 atendimentos, e para surpresa superou para 159. Demonstrando que as mulheres estão se cuidando mais e atendendo ao chamado das equipes de saúde e a divulgação dos parceiros comunitários da UBS03. Foram 38 inserção de DIU, 47 testes rápidos de sifilis, HIV, Hepatite e outra doenças, 49 exames citopatológicos, o que detecta câncer do colo do útero, 4 pedidos de mamografia e 21 vacinas. O Blog da Zuleika encontrou uma usuária que tomou 5 vacinas, pois já não possui mais o cartão de vacina e não sabia quais tomou ao longo da vida.

Ivaneide estava feliz da vida por cuidar da saúde e ganha mimos

Para a vendedora Ivaneide Soares Cardoso, 54 anos, moradora da QE40, o atendimento foi ímpar. “Fiquei sabendo da ação pela equipe de agentes comunitários da família e tratei logo de vir. Fiz exame de papa nicolau e solicitei uma mamografia que vai entrar no sistema de regulação. Fui muito bem acolhida, tratamento atencioso e me senti bem à vontade, embora seja muito envergonhada, e o melhor, sai cheia de brindes e com um café da manhã bem nutricional”, avaliou Ivaneide.

Olhem nossas bravas heroínas do Rotary Club no acolhimento e todas vestidas a carácter da campanha

Atualização cadastral

Outro serviço muito importante para a melhoria das políticas públicas foi ofertado que é a atualização de cadastros. Ao preencher a ficha oferecida, o usuário poderá relatar se é um usuário eventual, que vai ao posto apenas em busca de vacinas, ou se é um SUS dependente, aquele que utiliza mensalmente os serviços ofertados pela Atenção Primária na UBS.

A pastora Nívea Maria ao lado do dr. Afonso Mendes: parceria pela saúde dos moradores

“Com a atualização cadastral, podemos mapear as necessidades da comunidade e ofertar o que ela mais precisa. A exemplo da diabetes, que necessita de um olhar apurado, pois é o canal para desenvolver outras comorbidades nos usuários. Precisamos entender a demanda para saber o que esta comunidade precisa. Este laço com a comunidade é importante para desenvolvermos serviços melhores. Atualmente, cada equipe da UBS03 é responsável por 4 mil pessoas, e estão sobrecarregados. Já está em fase de término as novas instalações de mais uma equipe que irá atender as quadras 48 a 58 do Guará II. Precisamos entender o território para dividir e atender com qualidade o usuário que busca o serviço de saúde pública”, esclarece dr. Afonso.

Serão mais duas novas salas para a nova equipe das quadras 48 a 58

Ele aproveitou a reportagem para prestar agradecimentos às parcerias com as associações e clubes de serviços, como o Rotary, com equipes de acolhimento com um nutritivo café da manhã. “São os próprios moradores que devem ser o centro de nossas atenções. Nada melhor ser recebido por um representante da comunidade. Concluída às atividades do Outubro Rosa, que se estenderam ao longo do mês, vamos partir para o Novembro Azul, que certamente será onde os homens estão: no trabalho. Contamos com uma equipe de servidores coesa e que se co-responsabiliza pela qualidade no atendimento”, finalizou o gerente da UBS03.

Equipe compromissada com a saúde dos usuários da UBS 03
Depois do exames,um café da manhã, oferecimento da Padaria Pahioca, cai muito bem

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cadastro Mais Protetor vai mapear entidades e voluntários dedicados à proteção de cães e gatos

Objetivo da ação, que será lançada na segunda-feira (7), é consolidar uma base de dados confiável para fortalecer a articulação com quem está na...

CEB Ipes lança atendimento por WhatsApp para facilitar pedidos de manutenção dos cidadãos no DF

Novo canal permite registrar demandas de iluminação pública diretamente pelo celular, com mais agilidade e praticidade Agora ficou mais fácil acionar a CEB Ipes para...

Fluminense: vitória da alma tricolor

Por Raimundo Ribeiro: O Fluminense entrou em campo para enfrentar o poderoso Al Hilal que eliminou o Manchester City.Foi um primeiro tempo cauteloso, com os...

Edital da Terracap tem 4 lotes para concessão no Polo de Moda do Guará II

A Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) lançou o novo edital de licitação pública do Programa de Apoio ao ​Desenvolvimento do Distrito Federal...

Projeto Voz Ativa transforma escolas públicas do DF em laboratórios de inovação e escuta ativa com uso de IA

Iniciativa do Instituto MultipliCidades com apoio do MCTI e da Secretaria de Educação do DF já alcança mais de 70 escolas, mapeando emoções, desigualdades...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido