Com acontece há 4 anos, voluntários se unem para o plantio tradicional no início de dezembro nos parques do Guará. A cada ano, as pessoas se revezam para garantir um reflorestamento que possa amenizar o desmatamento necessário para o crescimento da cidade. Desta vez, o plantio será próximo a uma nascente no Parque Juscelino Kubitscheck, mais conhecido como “Bosque dos Eucaliptos”. Para quem quiser vir conosco, estaremos a partir das 8 da manhã no parque, pela entrada que fica ao lado da Igreja Santíssima Trindade, na QE 42 do Guará II. Você sabe porque o plantio acontece todos os anos em dezembro? para que as mudas que paltamos possa germinar e brotar com a ajuda do tempo das águas. A natureza é perfeita e precisamos seguir seu tempo, no tempo de plantar.
“Hoje somos um grupo, de mais de 200 voluntários, em 4 anos de Projeto plantamos aproximadamente 4 mil mudas de árvores no Guará. O Tempo de Plantar é um movimento de voluntários de livre adesão, sem vínculos partidários ou ideológicos, organizado de forma horizontal, circular e baseado na teoria de redes de centro vazio”, explica Simone Vaz. Para que todos possam realizar o plantio neste domingo, aconteceu um intenso trabalho nesta semana para que os berços ( antes denominadas covas) estejam abertos e adubados para receber as mudas. A Administração Regional do Guará teve participação fundamental, cedendo caminhões, homens e equipamentos que auxiliaram os voluntários a deixar tudo preparado para um domingo de reflorestamento.
“O movimento traz um crescimento pessoal na minha vida e crescimento pessoal coletivo dos voluntários envolvidos, onde a jornada é mais importante do que a chegada. O meu sonho e do Movimento Tempo de Plantar Guará é chegar um dia que alcancemos a meta de plantar 1 milhão de árvores em um único dia”, define a ambientalista Simone.
“O que me deixa feliz e saber que a semente que plantei todos estes anos, está germinando e dando bons frutos, quando vejo os jovens tão engajados nesta causa, me sinto orgulhosa e com o coração feliz de saber que uma ação gera várias outras boas ações, eu amo trabalhar com o Grupo Escoteiro João XXlll, junto com minha parceira Liane , engenheira ambiental, hoje entendo a importância do Escotismo na vida dos jovens, determinação, ousadia, expertise, dinamismo, trabalho em equipe sempre estará na vida do Escoteiro, Parabéns pela garra e determinação, Escoteiros João XXlll, missão dada é missão cumprida”, valoriza Vaz.
“Vamos cuidar desta nascente para que ela sobreviva. O nosso projeto maior é cercá-la para que não aconteçam a utilização da água para coisas impróprias como banho de animais como cavalos”, exemplifica a ambientalista
Além do trabalho duro comandado por Simone Vaz, vários clubes de serviço e voluntários se cotizaram para as despesas do plantio. O lanche que será servido ficará a cargos dos clubes de serviço, que sempre nos brindam com uma bonita mesa de frutas e sucos. Plantar dá uma fome! São eles:
- Lions Clube Guará
- Lions Clube Buriti
- Lions Clube Gama
- Brasília Metropolitano
- Lions Clube Brasília Três Poderes
- Lions clube JK
- Lions Clube de Taguatinga Independência.
- Escoteiro João XXIII
- Casa da Amizade.
- Rotary Uma extensa programação foi montada para que a conscientização, a diversão e a cultura estejam juntas com a nossa causa ambiental, que é de todos os moradores do Guará.
- Programação Tempo de Plantar 2022
- 8:00h Abertura com a professora Nyedja Gennari, que nos brindará com Contação de História do Tempo de Plantar.
- 9:00h Abertura com as Seed Balls novo método de plantio. (Escoteiros)
- 9:15h Plantio das mudas do Cerrado e frutíferas.
- 10:30h Petronio
- 11:00h DJ Henrique Lion
- 11:30h Exposição de Arte e Exposição de
- Sementes do Cerrado.
- 1.Haverá troca de sementes.
- Ao longo do dia haverá exposição de sementes.
- Quadros do Artista Plástico Julimar dos Santos
- Cartazes dos Escoteiros João XXlll incentivando a preservação do Meio Ambiente.
12:00 Foto de Drone!!