Inúmeros pedidos de socorro em relação à questão do lixo espalhado pelo Guará são encaminhados à redação do Blog da Zuleika. O desespero da comunidade é grande pela invasão de ratos e aratas nas residências. Na medida do possível temos solicitado o apoio do Serviço de Limpeza Urbana, o SLU, para amenizar a situação. Mas, já percebemos que o maior causador desta proliferação deste peçonhentos é a própria população, que deixa os sacos de lixo fora do horário de coleta no meio das ruas. Lembrando que, a Administração do Guará não é a responsável por esta sujeirada diária. E, devido ao aspecto horrível das nossas quadras, disponibiliza o serviço de busca de móveis velhos mediante agendamento no número : 36862425 e solicite o ramal do agendamento.
Temos também, 2 papa entulhos: um no Guará I e outro no Guará II. E mesmo assim a situação não muda, porque falta conscientização por parte da população, em consultar no site do SLU o horário de coleta na sua região. Ao tirar seu lixo de casa e deixar nas ruas, o problema coletivo se espalha por cães, gatos, moscas, baratas, mosquitos e até cavalos que reviram o lixo.
Telefones do Papa Entulho : 61998560741/998427975
O desassosego maior é dos moradores do Polo de Moda, bem ali na rua 14, próximo de mata, onde os ratos passeiam pelas ruas. Os roedores trazem inúmeras doenças à população. Então, não vale a pena deixar o lixo em local e horários impróprios. Outra possibilidade de solução é a construção de lixeiras suspensa. No Polo, a sujeira é questão de saúde pública e todos devem se conscientizar. Vejo por todos os lados móveis inservíveis jogados nas áreas verdes. Até uma cadeira de banho encontrei ao sair do meu apartamento. Vejam o nível da situação.
No Polo de Moda do Guará II por exemplo, o horário de coleta do lixo convencional é noturno, das 19 até às 3 horas da manhã, segunda,quarta e sexta feira e da coleta sletiva é terça, quinta e sábado. Então não adianta colocar o lixo pela manhã ao sair para o trabalho.
O contrário para o moradores do Guará I, onde os caminhões do SLU fazem a coleta pela manhâ.
Mudanças Climáticas
Um estudo publicado no periódico Nature Climate Change revelou que as mudanças climáticas também têm intensificado a ocorrência destes eventos e apontou que, no Brasil, o principal efeito do aumento da temperatura será o crescimento do risco de enchentes até o final do século.
Apesar da influência do aquecimento global na intensificação de eventos extremos, o despejo e acúmulo de lixo em áreas impróprias têm sido os principais responsáveis pelas inundações em áreas urbanas. Os materiais despejados em vias públicas são arrastados pela força das águas da chuva, causando o entupimento de bueiros e galerias, impedindo o escoamento da água.
Além de contribuir diretamente com as enchentes, o lixo descartado nas ruas também potencializa os impactos deste problema à população. Os resíduos contaminam a água e servem de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças, como a peste bubônica, leptospirose, cólera, febre amarela, dengue, entre outras. São, desta forma, responsáveis pelo aumento da incidência de doenças infecto-contagiosas, registrado após a ocorrência de enchentes. Vamos colaborar! Fazer a nossa parte! O exemplo arrasta multidões! Tanto para o bem quanto para o mal. Se o seu vizinho não colabora com a lipeza da cidade e isso te deixa chateado, não faça igual.