O senador Izalci Lucas, eleito pelo Distrito Federal e líder do PSDB no Senado, falou sobre as manifestações ocorridas ontem em Brasília. “É inaceitável o que aconteceu! Não podemos admitir esse comportamento contra o Estado Democrático de Direito, essa violência, essa destruição do patrimônio público”, disse.
Izalci afirmou ainda que a situação demonstra fragilidade na segurança pública . “A intervenção federal é oportuna, tendo em vista que o governo do DF não agiu com precaução, faltou interesse maior na defesa do patrimônio e na democracia, e agora temos
ate 31 de janeiro para apurar o que aconteceu. Porém, vejo com preocupação esse afastamento, até porque o governador foi eleito pela população, e é preciso dar a ele o direito de defesa. É preocupante o afastamento de pessoas com mandato, de forma monocrática, liminar, sem uma análise mais profunda”, avaliou.
Para finalizar, o senador ressaltou que a situação é muito ruim para o DF e que é necessário refletir também sobre a falta de valorização da segurança pública e a falta de contigente. “A capital do país é responsável por manter a segurança dos Três Poderes, das representações internacionais, temos os melhores profissionais do Brasil, o que falta é comando, valorização, e não dá para tratar a nossa segurança de forma comum. Estamos vivendo uma situação lamentável, principalmente para o DF”, finalizou.