Evento faz parte das celebrações do mês das Mães e contará com palestra da médica psiquiatra Karinne Borges, além de reunir mães de crianças e jovens com e sem deficiência para conversar com o público sobre suas experiências, autocuidado, vida profissional e maternidades diversas.
Existem dois conceitos comuns de que mães são todas iguais e que mãe só tem uma. Mas para quem vive a maternidade real sabe que existem várias formas de “maternar” e que não existe um guia único para ser mãe. Partindo dessa ideia, o Conjunto Nacional vai promover a Roda de Conversa MATERNIDADES, uma atividade que dará voz e ouvidos a um grupo muito especial: o de mães de crianças com e sem deficiência. O objetivo é chamar a atenção da sociedade para as necessidades dessas mães. com uma palestra da psiquiatra Karinne Borges, especialista em neurociência. Além da médica, o ciclo de conversa contará com a presença de mais seis convidadas, todas mães de pessoas com e sem deficiência, de diferentes formações profissionais e que vão tratar das dificuldades em conciliar suas Maternidades, necessidades de autocuidado e vidas profissionais.
“O Conjunto Nacional tem um compromisso com a inclusão e vimos nessa data, de homenagem às mães, a possibilidade de promover esse evento que é para toda a comunidade. A ideia é criar um espaço seguro e acolhedor para fazer essa ponte tão importante entre mães de crianças com e sem deficiência, para criar diálogos a partir das experiências individuais de cada uma”, destaca Fernanda Lima, gerente de marketing do shopping.
A Dra. Karinne Borges, médica psiquiatra, diretora Técnica do IBN- Instituto Borges de Neurociências e membro da Associação Brasileira de Psiquiatria, abrirá o evento com a palestra “Quem cuida também precisa de cuidado. Práticas de autocuidado para mães”, uma fala sobre os desafios de equilibrar a maternidade com os aspectos pessoais e profissionais. Como conciliar tudo isso e manter a saúde mental e física das mães?
Durante a roda de conversa, que terá mediação de Isaura Sarto, a importância do cuidado com a saúde mental materna será o tema central. As convidadas da roda MATERNIDADES são:
– Isaura Sarto – mãe do Vittorio – autista e TDAH – e do Lorenzo, Advogada e Consultora. Especialista nos Direitos das Pessoas com Deficiência, Acessibilidade e Inclusão. Editora do perfil @roteirobabyespecial;
– Rachel Botelho – mãe do Pedro – autista – e da Laura, Pedagoga e Psicóloga com especializações em Neuropsicologia e Análise do Comportamento Aplicada ao TEA;
– Sara Chaves – mãe do João Lucas – autista – e da Maria Beatriz, Fonoaudióloga e Psicopedagoga com especialização em Linguagem Infantil e Transtornos do Espectro Autista;
– Francisca Rodrigues – mãe do Alain – autista. Advogada e secretária parlamentar na Câmara dos Deputados.
– Ana Luiza Naziozeno – Mãe em tempo integral do Roberto – autista – e da Malu – TDAH. Deixou a carreira de psicóloga para cuidar dos filhos;
– Jéssica Andrade – mãe do Ricco – autista – e da Pérola. Jornalista pós-graduada em Neurociência, Educação e Desenvolvimento Infantil.
– Vanessa Lima – mãe do Raul – autista – e da Esther, médica dermatologista da SES-DF e da Clínica Líria Especialidades Médicas.
Cada maternar é único, por isso falamos em Maternidades. “Queremos chamar a atenção para o fato de que a maternidade representa uma mudança total na vida da mulher, sendo ou não mãe de pessoa com deficiência. Por isso, são fundamentais as iniciativas que favoreçam o bem-estar materno e a troca de experiências. O acesso à saúde mental materna precisa ser um dever de todos e esperamos que esse movimento seja um passo para deixar as mulheres mais próximas de uma autoconsciência e da ampliação da rede de apoio e acolhimento”, avalia Isaura Sarto, curadora da iniciativa.
A roda de conversa é um evento gratuito, aberto à comunidade.
Serviço:
Roda de Conversa MATERNIDADES
Data: 11/05/2023
Local: Espaço Conjunto Sustentável – Praça de Alimentação Norte -2º piso do Conjunto Nacional
Horário: 19h.
Excelente iniciativa. Obg por compartilhar. Abs a todos