19.5 C
Brasília

Pedagoga do Guará fala sobre Exploração Sexual Infantil no Maio Laranja

Data:

Compartilhe:

Idealizadora do projeto Prote. A. ção Infantil, que tem como objetivo capacitar profissionais e pais através de palestras, workshops e oficinas sore o tema ESEPAS – Educação Sexual, emocional e prevenção ao abuso sexual infantil.

*Carolina Bock, mãe, pedagoga e educadora master ESEPAS – em formação

18 de Maio de 1973, Araceli, de apenas 8 anos, saiu de casa e não voltou. Ela foi raptada, estuprada e morta por 3 homens de classe média alta que até hoje não foram punidos por esse crime brutal.

Por isso que o dia 18 de Maio e todo o mês, foi instituído (Lei N.14.432/22) para refletirmos e principalmente AGIRMOS no combate e prevenção ao abuso sexual e exploração infantil. Precisamos AGIR. Indignação sem AÇÃO, não salva nenhuma criança.

A maior dúvida dos pais é: como falar para meu filho sobre esse assunto tão pesado que é abuso sexual e ajuda-lo a saber se está em uma situação de risco?

– Primeira coisa, busque informação-conhecimento!  Se você, mãe ou pai não falar sobre isso, você deixa sua criança vulnerável, pois ela não saberá identificar se estiver em uma situação de risco. Falar sobre autoproteção, deve ser intencional e você pode utilizar situações do cotidiano para fazer isso, de forma leve e divertida!

A criança aprende brincando, ela assimila melhor tudo que ensinamos na hora da brincadeira, então, uma maneira legal, é na hora do banho e troca de roupa: nomear as partes do corpo e dizer a importância de cada uma delas e quando chegar nas partes intimas, explicar o quão elas são especiais e importantes e que ninguém pode brincar com elas. Nem mesmo papai e mamãe. (Se brincamos com as partes intimas dos nossos filhos, acabamos por deixa-los vulneráveis à abusadores, normalizando a “tal brincadeira”)

– Outra atividade muito legal é a leitura! Tem vários livros que falam sobre a proteção e autoproteção com linguagem pra todas as idades! E aqui entra uma dúvida muito frequente: com quantos anos posso começar a falar sobre isso com meu filho? Desde sempre! Quando é nenenzinho , por exemplo, na hora de trocar a fraldinha, já pode começar a falar que vai limpar, passar uma pomadinha e já estará prontinho! Eles tem que ter a noção que o toque nas partes intimas, só pode ser feito por pessoas da rede de proteção e deve ser pra limpar, ajudar, passar um remedinho e é bem rapidinho.  Gosto de dar meu exemplo: meu filho tem quase 3 anos e ensinamos intencionalmente, sobre proteção, limite corporal, desde sempre, mas ano passado, comecei com atividades impressas e jogos, além da leitura de livros e músicas sobre o corpo, emoções e proteção.

– Ensine que não pode haver segredos entre você e sua criança. Que ela pode confiar em você. Taí a importância de uma educação respeitosa, sem agressões verbais e físicas, gritos. Devemos respeitar a criança. (assunto pra outra hora!) porque se tiver agressões em casa, você acredita que sua criança irá te contar alguma coisa, ou ficará com medo de apanhar? Olha o perigo aí!

Na última oficina que fiz, por exemplo, foi tão gratificante ver crianças de 4-5 anos, se divertindo, fazendo uma dinâmica super legal. “Dinâmica do semáforo”. Elas colorem as partes do corpo com as cores do semáforo: vermelho- não pode tocar; amarelo-atenção e verde- tudo em tocar! Elas amaram a contação de história e se divertiram cantando a música da proteção.

Enfim, é urgente que protejamos nossas crianças e eu me disponho a ajudar com oficinas infantis, palestras criativas, palestras para pais e profissionais.

Sem conhecimento não existe prevenção. Sem informação não existe proteção.

Precisamos de mais indignAÇÃO  para proteger nossas crianças.

Que o Guará possa se engajar nesse movimento nesse mês de conscientização e prevenção ao abuso sexual infantil.

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

Fluminense x Flamengo: missão cumprida

Por Raimundo Ribeiro No último clássico do ano, o Fluminense, desfalcado de Thiago Silva, Marcelo, Keno e Árias enfrentou o Flamengo.Com 3 atacantes marcando a...

Guará: homem, alcoolizado e com três crianças, bate em carro de policial feminina e tenta fugir

Na noite de quarta-feira, 16 de outubro de 2024, por volta das 19h, um homem foi preso pelo Grupo Tático Operacional (GTOP 24) após...

GDF promove seminário voltado à formação de profissionais das bibliotecas da capital com 600 vagas

Evento ‘Cultura e Educação: pensando em um DF que lê’ capacita os funcionários desses espaços público para fortalecer a leitura em Brasília durante a...

Aberto prazo para mudança de escola de estudantes com deficiência da rede pública do DF

Solicitações deverão ser feitas diretamente na unidade escolar onde os alunos estão registrados; DF conta com 19.799 estudantes com necessidades específicas e 14.803 com...

Dia Mundial da Alimentação: produtos ultraprocessados ainda prevalecem na mesa do brasileiro

Benefícios como o vale-refeição e o vale-alimentação podem ajudar a reverter esse cenário No dia 16 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Alimentação, data...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido