Brincar também faz parte do tratamento!
Criança não deixa de ser criança ao ser diagnosticada com câncer. Com esse olhar, a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) inaugurou na quarta-feira, 28 de junho, um novo parquinho, que será usado por crianças e adolescentes em tratamento hospedados na Casa de Apoio da instituição, localizada no Guará II, e também pelas famílias que aguardam o atendimento de assistência social.
A novidade influencia fortemente no tratamento, sendo também uma forte ferramenta de inclusão. “É por meio do brincar que a criança expressa seus sentimentos, suas emoções, sua realidade. O brincar livre está associado a diminuição do estresse e da ansiedade, que são comuns durante o tratamento de saúde. O parquinho adaptado vem como espaço completo para essa atividade, tendo em vista que nenhum assistido fica de fora da brincadeira. Todos, dentro das suas particularidades de saúde, conseguem aproveitar e se sentirem criança outra vez”, explica a psicóloga da Abrace, Laura Ostwald.
Os brinquedos têm opções para que as crianças com deficiência possam se divertir com segurança. Ana Julia Loiola Telles adorou a novidade e não queria mais descer do brinquedo adaptado. “É a primeira vez que ela encontra um brinquedo adaptado que dá para ela subir com a cadeirinha dela”, revelou Tatiana Moreira Loiola, mãe da menina.
O espaço foi construído com recursos doados pela Science Play, por meio do evento Nutrição Solidária, uma iniciativa idealizada por Brunno Falcão, que ajuda a Abrace desde quando tinha 12 anos. “Ver isso acontecer e o sorriso das crianças é materializar toda aquela nossa vontade de ajudar o próximo e saber que centenas de crianças vão brincar neste parquinho”, conta Brunno.
O projeto também contou com o apoio voluntário das arquitetas Cristiane Gonzaga e Livia Meirelles, além da colaboração de Só Reparos e Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).
Para a presidente da Abrace, Maria Angela Marini, toda criança tem o direito de brincar e a inauguração do parquinho vem de acordo com o que é reconhecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Os momentos de lazer da criança com brincadeiras e esporte promovem descontração, alegria e benefícios para o seu desenvolvimento além de fortalecer a saúde. O parquinho é a brincadeira favorita das crianças. Agradecemos à Nutrição Solidária pela significativa doação”, destacou a presidente da Abrace, Maria Angela Marini.