Para quem perdeu a chamada para vacinar seu pet ocorrida nos meses de junho a agosto, hoje é mais uma oportunidade na pracinha, até às 17 horas, que terá múltiplos eventos simultâneios, feitos pela comunidade para a comunidade, sob a organização da Prefeitura Comunitária da QI/QE02
Para os tutores, a orientação é levar os cães com coleira, guia e focinheira, mesmo os que estiverem dentro dos veículos. Já os gatos precisam estar em caixas de transporte. A ação conta com o apoio da Vigilância Sanitária e Administração Regional do Guará.
A campanha de vacinação de 2023 foi iniciada em junho e mais de 90 mil animais já foram beneficiados. “Os anos de pandemia de covid-19 nos ensinaram novas estratégias de imunização, que abraçamos para os animais domésticos, como o drive-thru, postos móveis e horários diferenciados”, afirma o diretor de Vigilância Ambiental da SES-DF, Jadir Costa Filho.
O secretário de Esporte e Lazer, Júlio Cesar Ribeiro, enfatiza a relevância da iniciativa: “Nosso compromisso vai além do lazer, abraçando também a responsabilidade social. Ao sediarmos a vacinação antirrábica, contribuímos para a proteção da saúde pública e o bem-estar da população”.
Doença fatal
Doença infecciosa viral aguda, a raiva pode ser transmitida pela mordida, lambida ou arranhões de animais infectados, levando a óbito quase a totalidade dos contaminados, sejam cães, gatos, animais silvestres ou mesmo humanos. A doença acomete todas as espécies de mamíferos, já tendo causado a morte de duas pessoas no DF, em 1978 e em 2022.
A vacinação antirrábica de cães e gatos é uma das principais estratégias para evitar a expansão da doença e a contaminação de humanos, tendo sido iniciadas no Brasil em 1973. Unidades de saúde também estão preparadas para acolher pacientes que tenham tido contato com animais com suspeita da doença.

Prefeitura Comunitária
A Comunidade da QI/QE 02 é bastante engajada quando se trata de ações sociais e eventos que possam contribuir para a sociedade local como um todo. O empreendedorismo é um deles.Por isso a feira artesanal e gastronômica é um sucesso e bastante esperada. O prefeito comunitário, Pequito, relata um pouco do que é o engajamento de todos.
“Temos uma novidade na nossa quadra: Instalamos três caixinhas com saquinhos para coleta de fezes dos pets. Preliminarmente, duas foram instaladas na pracinha e uma no quadradão entre os conjuntos B e D. As despesas para aquisição, instalação e adesivacão das caixinhas foram custeadas pelo grupo de mulheres da nossa quadra, denominadas “Amigas da Praça”, que existe desde 2018. Agradecemos a essas mulheres que sempre estão atentas às demandas da quadra e atuam integradas com a prefeitura da nossa comunidade na busca por benfeitorias”, parabeniza Pequito.
*Com informações da Agência Brasília