O Batalhão de Polícia Militar Ambiental resgatou no sábado (16) uma sucuri com mais de 2 metros de comprimento em Planaltina, no Distrito Federal.
O resgate durou quase 5 minutos e demandou habilidade devido ao lago em que o animal se encontrava. A equipe usou uma rede e demais instrumentos de contenção.
Segundo a solicitante, a cobra engoliu um cachorro da propriedade e estava levando pânico a toda a família, que tinha criança pequena em casa.
O animal foi capturado e solto na natureza, em um local seguro.
O que fazer?
Se o animal estiver em casa, a recomendação da Polícia Militar Ambiental é isolá-lo no ambiente em que foi encontrado. “É perigoso o cidadão comum tentar resgatar o animal, que pode se assustar ou se estressar e atacar quem estiver na frente”, diz o major José Gabriel de Souza Júnior.
Quando resgatados, se estiverem em bom estado de saúde, os bichos são soltos na área de preservação mais próxima. Caso estejam feridos, são levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Resgates e denúncias
99351-5736 ou Central 190
*Com informações da PMDF