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Advogados: Novembro Azul da CAADF oferece vales para realização de exames e consulta gratuitos

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A OAB-DF e a Caixa de Assistência do Distrito Federal (CAADF) promovem neste mês a campanha Novembro Azul

Nesta edição, além do trabalho de conscientização e divulgação de informações a respeito de cuidados com a saúde do homem e da prevenção e tratamento de doenças masculinas, serão oferecidos mais de mil vouchers que dão direito à realização de exames preventivos e consultas. Os vouchers disponibilizados na campanha são de dois tipos. Um deles dá direito à realização do antígeno prostático específico (PSA) livre e total. O outro, permite uma ecografia de próstata e uma consulta clínica.

O presidente da CAADF, Eduardo Uchôa Athayde, falou sobre os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) e chamou a atenção para a gravidade do problema. De acordo com o INCA, o câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais frequentes de câncer, quando não são levados em consideração os tumores de pele não melanoma.

Eduardo Uchôa Athayde: A prevenção é a nossa melhor aliada nessa luta

“A campanha pretende atuar com diferentes abordagens para que possamos lidar com a questão de forma ampla. Ao longo do mês, divulgaremos informações para combater o preconceito em torno do câncer de próstata. Além disso, os exames laboratoriais e a consulta médica são meios para que possamos atuar na chave da prevenção. Há dados bastante contundentes sobre as chances de cura em casos de diagnóstico precoce da doença. A prevenção é a nossa melhor aliada nessa luta, vamos abusar dela”, disse Athayde.

Requisitos para o benefício
Os vouchers podem ser emitidos durante todo o mês de novembro. Até o dia 8 de dezembro, eles podem ser usados nas instituições parceiras nesta campanha. São parceiros da CAADF neste Novembro Azul o laboratório Sabin e a Clínica Miletto Urologia e Especialidades. Depois do dia 8 de dezembro, os vouchers perdem a validade.

Qualquer advogado com 50 anos ou mais de idade e inscrito na OAB-DF (originária ou suplementar) pode emitir vouchers para realização da consulta e dos exames. Advogados com idade a partir de 45 anos até 49 anos também podem emitir os vouchers, desde que comprovem a incidência de histórico familiar de câncer de próstata por meio da apresentação de relatório médico. O benefício se estende para pais e filhos de advogados regularmente inscritos na OAB/DF e cônjuges de advogadas inscritas na seccional que atendam aos critérios exigidos.

Para emitir o voucher é necessário enviar um e-mail para o endereço novembroazul2023@caadf.org.br com a carteira da OAB/DF e documentos necessários para comprovar os requisitos. No caso de cônjuges, pais e filhos, além da carteira da OAB/DF, é necessário anexar documentos que comprovem o vínculo e demais requisitos.

Após a checagem da documentação, serão enviados dois vouchers ao solicitante habilitado. Um para realização dos exames laboratoriais no Sabin e um para consulta e ultrassonografia na Clínica Miletto Urologia e Especialidades. Em posse dos vouchers, é necessário agendar a consulta e comparecer ao Sabin e à clínica para realização dos exames.

O PSA exige alguns requisitos para sua realização: não ter ejaculado e não ter feito exercício em bicicleta, andado de motocicleta, corrida, aeróbica ou praticado equitação nas 48 horas anteriores à coleta de sangue.

Segundo o INCA, tomando como recorte o triênio que vai de 2023 a 2025, o número estimado de novos casos de câncer de próstata no Brasil é de 71.730. Isso corresponde a um risco estimado de 67,86 casos novos a cada 100 mil homens. Entre os homens, é o câncer mais incidente no Brasil em todas as regiões do país. Na região centro-oeste, o risco estimado é de 61,60 casos a cada 100 mil homens.

Identidade visual
A CAADF adotou uma simpática caricatura como símbolo desse movimento pela promoção da prevenção: o bigode. A logomarca, em tamanho gigante, foi instalada na sede da entidade, na Asa Norte, e funcionará como uma referência que não deixa esquecer. O bigode simboliza a maturidade e a experiência que permitem enxergar com mais clareza a questão do câncer de próstata livre de preconceitos. Ele será a marca da campanha e um emblema que transmite a ideia de um movimento de prevenção que se espalha. Onde tem o bigode, tem prevenção.

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