26.5 C
Brasília

DF: mulheres vítimas de violência terão transporte gratuito

Data:

Compartilhe:

Governo local e Uber firmaram parceria por um ano. Vou procurar mais informações se ao pedir o transporte pelo aplicativo para ir à delegacia, o transporte será gratuito. Por que o importante é ter condições de ir. Para voltar, talvez a vítima nem tenha para onde

Uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e empresa Uber Brasil vai oferecer transporte gratuito para mulheres vítimas de violência.

As vítimas atendidas nas unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) terão direito ao transporte. De acordo com o governo distrital, a ideia é incentivar as vítimas a registrar os boletins de ocorrência na Polícia Civil. As delegacias funcionam 24 horas.

O projeto prevê ainda divulgação de informações a motoristas e usuários sobre como ajudar mulheres vítimas de violência doméstica. 

A parceria terá duração de um ano. Pela cooperação, as vítimas terão apoio da assistente virtual do Projeto Ângela, desenvolvido pela Uber e o Instituto Avon.

A assistente oferece vários serviços para as mulheres, como contato com psicólogos e advogados. Para acessar a assistente virtual Ângela, basta enviar uma mensagem por Whatsapp para (11) 94494-2415. A partir daí, a assistente envia informações e direciona para um especialista. O número funciona para todo o Brasil, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h. O serviço é gratuito. 

Lucia Erineta: as empresas de ônibus, também, poderiam entrar na nossa luta

Na opinião de Lucia Erineta, presidente do Insitituto Feminicídio Não do DF, precisamos de mais avanços para realmente atender a mulher na ponta.” Aplausivel essa parceria entre governo e o aplicativo Uber!!! Também seria acessível disponibilizar os ônibus, as viaturas durante todo o dia na locomoção para delegacia, IML, hospitais e UPAS. Mulheres vítimas de violência têm um grande gasto financeiro no percurso casa/ delegacia e outros, durante o dia e noite”, pontua a líder do movimento.

Maya Maria: uma ampla campanha informativa às mulheres é necessária

Para a advogada Maya Maria, do Instituto Libertar Mulher, é preciso ter melhor conhecimento deste serviço. ” Uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e a Uber Brasil oferecerá transporte gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica, incentivando o registro de ocorrências. No entanto, é fundamental assegurar a presença de profissionais capacitados em número suficiente para atender às demandas e promover uma campanha informativa sobre onde buscar o serviço oferecido às vítimas. Devemos aguardar informações adicionais sobre como será realizado”, reforça à advogada.

Canais de atendimento

Em caso de emergência no Distrito Federal, a vítima ou uma testemunha podem ligar para 190 e acionar uma viatura da Polícia Militar. A ligação é gratuita e o número está disponível 24 horas por dia. 

As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Ligue 180, pela Central de Atendimento à Mulher. O serviço é de graça e funciona diariamente. O anonimato é mantido. 

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Quiosque do Sinval no Edifício Consei é invadido no Guará II e meliante vai preso em flagrante pelo GTOP 24

Viatura do 4º BPM, foi acionada via COPOM, para averiguar um furto que acabará de acontecer no edifício CONSEI, localizado no Guará II, nesta...

Estuprador da área da Tasa no Guará II preso por policiais da 4ªDP no sábado

Não é à toa que a Polícia Civil do Distrito Federal tem a fama de ser a melhor do país. No Guará-DF, nesta última...

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

1 COMENTÁRIO

  1. Aplausivel essa parceria entre governo e o aplicativo Uber!!! Também seria acessível disponibilizar os ônibus, as viaturas durante todo o dia na locomoção para delegacia, IML, hospitais e UPAS. Mulheres vítimas de violência têm um grande gasto financeiro no percurso casa/ delegacia e outros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido