Governo local e Uber firmaram parceria por um ano. Vou procurar mais informações se ao pedir o transporte pelo aplicativo para ir à delegacia, o transporte será gratuito. Por que o importante é ter condições de ir. Para voltar, talvez a vítima nem tenha para onde
Uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) e empresa Uber Brasil vai oferecer transporte gratuito para mulheres vítimas de violência.
As vítimas atendidas nas unidades da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) terão direito ao transporte. De acordo com o governo distrital, a ideia é incentivar as vítimas a registrar os boletins de ocorrência na Polícia Civil. As delegacias funcionam 24 horas.
O projeto prevê ainda divulgação de informações a motoristas e usuários sobre como ajudar mulheres vítimas de violência doméstica.
A parceria terá duração de um ano. Pela cooperação, as vítimas terão apoio da assistente virtual do Projeto Ângela, desenvolvido pela Uber e o Instituto Avon.
A assistente oferece vários serviços para as mulheres, como contato com psicólogos e advogados. Para acessar a assistente virtual Ângela, basta enviar uma mensagem por Whatsapp para (11) 94494-2415. A partir daí, a assistente envia informações e direciona para um especialista. O número funciona para todo o Brasil, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 18h. O serviço é gratuito.
Na opinião de Lucia Erineta, presidente do Insitituto Feminicídio Não do DF, precisamos de mais avanços para realmente atender a mulher na ponta.” Aplausivel essa parceria entre governo e o aplicativo Uber!!! Também seria acessível disponibilizar os ônibus, as viaturas durante todo o dia na locomoção para delegacia, IML, hospitais e UPAS. Mulheres vítimas de violência têm um grande gasto financeiro no percurso casa/ delegacia e outros, durante o dia e noite”, pontua a líder do movimento.
Para a advogada Maya Maria, do Instituto Libertar Mulher, é preciso ter melhor conhecimento deste serviço. ” Uma parceria entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e a Uber Brasil oferecerá transporte gratuito para mulheres vítimas de violência doméstica, incentivando o registro de ocorrências. No entanto, é fundamental assegurar a presença de profissionais capacitados em número suficiente para atender às demandas e promover uma campanha informativa sobre onde buscar o serviço oferecido às vítimas. Devemos aguardar informações adicionais sobre como será realizado”, reforça à advogada.
Canais de atendimento
Em caso de emergência no Distrito Federal, a vítima ou uma testemunha podem ligar para 190 e acionar uma viatura da Polícia Militar. A ligação é gratuita e o número está disponível 24 horas por dia.
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Ligue 180, pela Central de Atendimento à Mulher. O serviço é de graça e funciona diariamente. O anonimato é mantido.
Aplausivel essa parceria entre governo e o aplicativo Uber!!! Também seria acessível disponibilizar os ônibus, as viaturas durante todo o dia na locomoção para delegacia, IML, hospitais e UPAS. Mulheres vítimas de violência têm um grande gasto financeiro no percurso casa/ delegacia e outros