Ao todo, serão ofertadas 5.500 vagas distribuídas entre as 14 regionais de ensino
Gratuitas, as inscrições estão disponíveis neste site, podendo ser feitas de quarta-feira (17) ao dia 31 deste mês. A atuação dos ESVs nas escolas regulares tem como foco auxiliar em atividades cotidianas, como alimentação, locomoção e higienização dos estudantes com deficiência ou com transtornos como transtorno do espectro autista (TEA).
No ato da inscrição, o candidato deverá levar identificação oficial com foto, certidões negativas criminais das justiças Federal e Distrital, certidão negativa da Justiça Eleitoral, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, comprovante de experiência (se for o caso) e termo de ciência previsto.
Condições
O candidato também deverá optar por uma regional de ensino e no máximo duas unidades escolares, apenas no período matutino e/ou vespertino, além de informar se possui disponibilidade para atuação em mais de um turno. O tempo de voluntariado, por turno, será de quatro horas diárias ininterruptas.
Os interessados em atuar no programa devem observar atribuições específicas para cada modalidade de ensino:
→ Auxiliar as atividades de educação em tempo integral na educação infantil, no ensino fundamental e no ensino médio nas unidades escolares da rede pública do DF, incluindo centros de línguas, escolas técnicas e centros de ensino médio em tempo integral (EMTI);
→ Auxiliar os estudantes com necessidades educacionais especiais e/ou deficiência no exercício das atividades diárias, no que tange à alimentação, locomoção e higienização nas unidades escolares da rede pública de ensino;
→ Auxiliar a integração e o aprendizado dos estudantes estrangeiros e indígenas, não falantes de língua portuguesa residentes no Brasil e matriculados nas unidades escolares da rede pública de ensino do DF.
Como participar
Para se candidatar a uma vaga, o candidato deverá ter idade mínima de 18 anos e atender a uma das seguintes exigências abaixo:
→ Experiência comprovada como ESV;
→ Ser estudante universitário em licenciatura ou bacharelado, de formação específica, nas áreas de desenvolvimento das atividades;
→ Ter no mínimo o ensino fundamental completo, com comprovação de conclusão;
→ Falar e compreender o português e o espanhol;
→ Ter experiência comprovada na realização de oficinas lúdico-recreativas.
Classificação e ressarcimento
Os candidatos serão classificados por meio da pontuação obtida, seguindo o formulário de análise curricular dos critérios de seleção e classificação, conforme o Anexo II, do edital do programa. Serão selecionados aqueles com maior pontuação, dentro do número de vagas.
Os candidatos classificados e selecionados deverão aguardar a assinatura do Termo de Adesão e Compromisso para abertura da conta-poupança, necessariamente vinculada ao Banco de Brasília (BRB).
Cada educador social voluntário faz jus ao ressarcimento de R$ 40 por turno de voluntariado, para cobrir as despesas com alimentação e transporte, não podendo esse valor ser, em hipótese alguma, tomado como remuneração salarial. O ressarcimento ao educador é feito pela Secretaria de Educação (SEEDF), mensalmente, mediante depósito em conta-poupança do BRB.
Em caso de não comparecimento ao local de atuação, independentemente da apresentação de atestado médico ou de qualquer outro tipo de declaração, o educador social voluntário não receberá ressarcimento do valor correspondente ao dia.
Distribuição de vagas
→ Brazlândia: 270
→ Ceilândia: 931
→ Gama: 351
→ Guará: 246
→ Núcleo Bandeirante: 302
→ Paranoá: 290
→ Planaltina: 391
→ Plano Piloto: 764
→ Recanto das Emas: 242
→ Samambaia: 378
→ Santa Maria: 270
→ São Sebastião: 213
→ Sobradinho: 308
→ Taguatinga: 544
Cronograma
→ Período de inscrições: 17 a 31 deste mês
→ Análise curricular: 17 deste mês a 5/2
→ Divulgação do resultado parcial: 5/2
→ Interposição de recurso: 6/2
→ Resultado de recurso: 8/2
→ Divulgação do resultado final das inscrições: 9/2
→ Convocação para assinatura do termo de adesão nas CREs: 15 a 16/2.
*Com informações da Secretaria de Educação