28.5 C
Brasília

Projeto Castra Móvel DF chega ao Paranoá no dia 19/01 e passa no Recanto, Estrutural e Sol Nascente

Data:

Compartilhe:

A ação promoverá o bem-estar animal e o controle populacional de animais. Outras cidades como Recanto das Emas, Gama, Estrutural e Sol Nascente também serão beneficiadas

O “Projeto Castra Móvel DF” chegará ao Paranoá no dia 19 de janeiro, introduzindo uma iniciativa inovadora em prol do bem-estar animal e do controle populacional de cães e gatos. Após passar por Planaltina com sucesso, a campanha itinerante visa promover a castração gratuita em diversas cidades do Distrito Federal, incluindo Recanto das Emas, Gama, Estrutural e Sol Nascente.

A ação, que se destaca por seu caráter abrangente e inovador, não se limita apenas à castração, mas abrange também ações educativas e capacitação profissional, com cursos presenciais e transmissões ao vivo via YouTube, visando fortalecer o mercado pet e impulsionar a economia local.

“O Castra DF veio com um modelo novo de trabalho, um trabalho de excelência para atender essa demanda para população do Paranoá e outras cidades do DF”, destaca Claudino Santos, veterinário do programa.

Vários cursos na área de veterinária serão oferecidos às comunidades

A importância da Castração para o bem-estar animal

A castração, principal foco do projeto, desempenha um papel crucial na prevenção do abandono de animais, no controle populacional e na garantia da saúde de cães e gatos. A iniciativa visa promover uma vida saudável e prolongada para os animais de estimação, evitando comportamentos indesejados e contribuindo para a segurança dos animais e da população.

A ação de castração em machos e fêmeas apresenta benefícios como a prevenção de tumores, redução de comportamentos agressivos e a promoção de uma convivência mais harmoniosa entre animais e tutores.

Missão dupla

A equipe do Castra Móvel DF está preparada para a realização de 500 castrações em caninos e 500 em felinos na cidade. Desse total, serão 300 gatas, 200 gatos, 300 cães e 200 cadelas.

Claudino Santos destaca a importância da castração: “Importante ressaltar a relevância que tem a castração de cães e gatos, primeiro realizando um controle populacional, diminuindo o problema de animais de rua, outra situação é a prevenção de doenças como por exemplo: TVT (Tumor Venéreo Transmissível), Câncer de mama, Piometra (Infecção Uterina), entre outros problemas, como brigas e disputas por cadelas e territórios.”

Cursos para o cuidado dos pets: investindo no futuro

Além da campanha de castração, o Projeto Castra Móvel DF oferecerá cursos presenciais e online sobre administração e gestão pet, cuidador e passeador, banho e tosa, hospedagem de pets e confeitaria para pets. Reconhecendo a crescente importância dos animais de estimação nas famílias brasileiras, os cursos buscam atender a demanda do mercado pet e promover o cuidado responsável.

Inscrições abertas

As inscrições para a campanha começarão na Praça Central do Paranoá, ao lado da Administração Regional, nos dias 19 e 20 de janeiro. Os atendimentos terão início em 22 de janeiro e serão realizados de segunda a sexta. Cada CPF terá direito a dois atendimentos, e o projeto oferecerá um serviço de emergência 24 horas para tranquilizar os tutores em casos de necessidade pós-cirúrgica.

Cronograma de cursos para janeiro e fevereiro

A programação inclui cursos como Administração e Gestão Pet, Cuidador e Passeador, Banho e Tosa, Hospedagem de Pets, e Confeitaria para Pets, com aulas ao longo de três semanas.

Confira as datas:

  • 22 a 26 de janeiro
    Administração e Gestão Pet: 08h às 12h
    Cuidador e Passeador: 13h às 17h

– 29 de janeiro a 02 de fevereiro
Banho e tosa: 08h às 12h
Hospedagem de Pets: 13h às 17h

– 05 a 09 de fevereiro
Confeitaria para pets: 08h às 12h e 13h às 17h

Lugar mais seguro para os pets da capital

O Projeto Castra Móvel DF é uma iniciativa abrangente que visa não apenas o controle populacional, mas também o fortalecimento da conscientização sobre o cuidado pet e sua importância na sociedade moderna. Com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Distrito Federal, a ação busca tornar Brasília um lugar mais seguro, saudável e acolhedor para os animais.

Para inscrições e informações adicionais, acesse o site oficial do projeto: https://castradf.com.br/.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Precisamos cuidar da sujeira da nossa cidade: responsabilidade é de todos

Precisamos cuidar da sujeira da nossa cidade. Assuma sua parte e transforme o ambiente urbano com atitudes conscientes.

Segunda etapa da Copa Brasília de Drift começa nesta sexta-feira, no Guará

Competição será realizada até domingo, no estacionamento do Kartódromo do Guará, com entrada franca, mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis Guará recebe...

Neoenergia estreia nos Jogos da Juventude com ações inéditas e presença da campeã olímpica Bia Souza

Patrocinadora leva interatividade, sustentabilidade e protagonismo feminino à maior edição da história do evento em Brasília Brasília, 03 de setembro de 2025 - Pela primeira...

“Lixo no Lixo” – ação do SLU no Parque da Cidade neste sábado(6)

SLU e Parque da Cidade conscientizam frequentadores sobre descarte corretoCampanha “Lixo no Lixo” contará com voluntários para a ação no próximo sábado (6) O Serviço...

Foragido de Minas Gerais foi preso pela PMDF na praça da QI 07 no Guará I

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo realizado pelo prefixo 4325, na Praça da QI 7, no último dia 3 /09, por volta das 18h30, com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido