O tradicional bloco e Banda de Pífanos da cidade vai brincar nos dias 11 e 13 de fevereiro, domingo e terça de Carnaval, na 205/206 Norte, a partir das 16h20
Arrastando multidões, alegrias e corações por 20 anos, o Ventoinha de Canudo segue sua missão de brincar e animar o Carnaval. O bloco atravessa ruas, quadras, tesourinhas e também as histórias da nossa gente, com pessoas e famílias que acompanham o grupo desde o seu início. E em 2024, o Ventoinha faz um convite duplo para toda a cidade!
O primeiro é para o seu tradicional bloco, que vai acontecer nos dias 11 e 13 de fevereiro, domingo e terça de Carnaval, na 205/206 Norte, a partir das 16h20, com entrada franca e livre para todas as gerações. Além da banda, o cortejo vai seguir com a presença de foliões e convidados bem especiais, alegrando e festejando com todo o povo, e no domingo o Ventoinha recebe o grupo Pé de Cerrado na abertura da festa. O bloco este ano conta com acessibilidade em libras;
Já o segundo convite é para quem já pulou algum ou vários carnavais com o Ventoinha. Quem brincou em anos anteriores e tiver fotos, vídeos, registros e memórias, é só postar no instagram e marcar o @ventoinhadecanudo, ou mandar para o grupo pelo email ventoinhadecanudo@gmail.com .
Com esses dois convites, o Ventoinha de Canudo firma sua tradição em ocupar festivamente os espaços da cidade, promovendo ao público o acesso democrático ao ambiente urbano. Em um trajeto que cruza ruas e tesourinhas, já se tornou um “hit” do carnaval de Brasília a canção “ahá, uhu, a Tesourinha é nossa!”, entoada por crianças, adultos, idosos e todos mais que acompanham o caminho de alegria do Ventoinha por esses 20 anos. O bloco gera um sentimento de pertencimento a espaços onde, no dia-a-dia, são ocupados apenas por veículos e a dureza cotidiana, quebrada uma vez por ano por festa e afetividade durante o carnaval.
Quem faz a festa
O Ventoinha de Canudo vai contar com um grande bloco esse ano, composto pela sua banda, formada por: Dani Neri (pífano); Davi Abreu (pífano); Fernando Fernandes (prato); George Lacerda (caixa); Juliana Sarkis (pífano); Maíra Oliveira (estandarte); Mari Baeta (triângulo/ estandarte); Pedro Tupã (zabumba) e Tarzan Gadelha (pífano), além dos foliões: Ankomarcio Saúde; Ruiberdan Saúde; Maria Tavares; Luciano Astiko; Deva Rakkas e Mateus Black; conta também com os pifeiros convidados: Kika Brandão; Maísa Arantes; Roberto Deusdará; Fernando Cheflera e Ariel Amaral. Além dos artistas, compõem a ficha técnica: Dani Neri Arte, na Coordenação de Comunicação; Mari Baeta/Maribá Produções, na Coordenação Administrativa e de Produção; Francisco Pessanha, na Produção de Logística; Julia Libânio/Oko, no Design; Déborah Minardi/Nota Coletiva, nas Redes Sociais; Davi Mello/Pareia, na Assessoria de Imprensa e Fotografia; e Tatiana Reis/Ocre, no Audiovisual. Além do apoio do Macarrão na Rua.
O Bloco do Ventoinha foi contemplado pelo DF Folia, selo da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, com realização da OSC Amigos do Futuro.
SERVIÇO
Bloco do Ventoinha de Canudo – Carnaval 2024
Quando? 11 e 13 de fevereiro, domingo e terça de Carnaval, a partir das 16h20
Onde? 205/ 206 Norte
Entrada Franca
Classificação: Livre
Instagram: @ventoinhadecanudo