O objetivo foi homenageá-las pelo Dia das Mães e sensibilizá-las sobre o método Canguru
Jurana Lopes
Homenagear todas as mamães pelo Dia das Mães. Essa foi a intenção da equipe multidisciplinar da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCIN) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) ao promoverem uma tarde de autocuidado e relaxamento para quem está internada com o filho.
Em ação ao Dia das Mães e ao mês que se sensibiliza a todos com o método canguru, a equipe composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga fez um dia diferente para as mães.
“Enfatizamos e orientamos sobre a importância do contato pele a pele e seus benefícios para mãe e bebê. Além disso, todas elas tiveram direito a alongamento funcional com musicoterapia, fotos, maquiagem e um lanche especial elaborado pela equipe para todas elas”, explica a chefe da UCIN, Rosane Medeiros.
Pensando no cuidado por inteiro, a equipe preparou lanches mais saudáveis e sem derivados de leite, respeitando a restrição de algumas mães. Por isso, foi ofertado opções de lanche mais saudáveis e gostosos.
Michelle de Oliveira, de 39 anos, está acompanhando o filho Alex, de apenas 18 dias de vida, internado na UCIN. Ela gostou muito da ação e ficou feliz com o momento, tendo em vista que vai passar o domingo junto com o caçula e longe do filho mais velho, de 12 anos.
“Foi maravilhoso ter esse momento aqui para nós, mães. Esquecemos um pouco dos problemas, das preocupações diárias e dedicamos um tempo para nosso próprio cuidado, fizemos maquiagem, arrumamos o cabelo. Foi ótimo”, avalia.