19.8 C
Brasília

Investimento de R$ 18 milhões leva infraestrutura ao Guará Park

Data:

Compartilhe:

Pavimentação, drenagem urbana, meios-fios e calçadas são alguns dos serviços que serão feitos no local. Obras beneficiam mais de 40 mil pessoas

Mais de 40 mil pessoas serão beneficiadas com as obras de infraestrutura no Setor Habitacional Bernardo Sayão, mais conhecido como Guará Park. Com investimentos da ordem de R$ 17.920.014,65, as equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) deram início aos serviços no Lote 1, que compreende as chácaras de 1 a 12 e de 62 a 52. Por lá, serão feitos serviços de pavimentação, sinalização horizontal e vertical, drenagem urbana, meios-fios e calçadas.

“Obras de infraestrutura a céu aberto são bastante impactadas no período chuvoso. Assumimos o compromisso de que, com a chegada da estiagem, os serviços avançariam rapidamente; e assim tem sido. No Lote 1, boa parte dos condomínios já está com a drenagem e pavimentação concluída”, pontuou o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro.

Cerca de 30 operários trabalham no local de segunda a sexta-feira para dar celeridade às obras no período de estiagem. Atendendo aos pedidos dos moradores da região, a intervenção promete acabar com os problemas de alagamentos e enchentes, já que será construída uma lagoa de detenção de 11.280 m³ de capacidade — o equivalente a quatro piscinas olímpicas de 50 metros.

Além disso, a rede de drenagem de águas pluviais está sendo refeita. Até o momento, a nova galeria já atingiu a marca de 1.014 metros executados, de um total de 4.662,55 metros. Simultaneamente, as equipes trabalham na infraestrutura da via BS-07, região mais atingida durante o período chuvoso.

“Nessa rua, solicitamos que fosse realizado o rebaixamento da rede de água para que pudéssemos dar início às intervenções previstas. Agora, estamos começando a terraplanagem na BS-07. Em seguida, iremos pavimentá-la para, posteriormente, começarmos a construir a lagoa de detenção”, afirmou o engenheiro e fiscal da obra no Lote 1, Rennan Oliveira.

O Setor Habitacional Bernardo Sayão está dividido em cinco lotes. Em 2021, o GDF concluiu as obras dos lotes 2 e 3. O Lote 4 é o próximo a receber as obras, enquanto o Lote 5 está em fase de projeto. Ao todo, a região vai ganhar 32 km de rede coletora de águas pluviais e 46 km de pavimentação asfáltica em uma área de 354,74 hectares. Com as obras de infraestrutura, a região poderá ser regularizada, o que permitirá à Agência de Desenvolvimento (Terracap) comercializar os terrenos.

Quem transita pelo local todos os dias sabe do alívio que é ver as equipes do GDF trabalhando para trazer mais conforto e segurança aos moradores da região, como é o caso do servidor público Bruno Campos, de 38 anos. “Eu moro em Águas Claras, mas venho toda semana visitar meus sogros no Guará. Já presenciei alagamentos horríveis nessa região, de muita terra e lama. Fico feliz de ver que agora o local vai receber a estrutura que merece”, disse.

Assim como ele, outras inúmeras pessoas recorreram aos meios de comunicação do governo para solicitar intervenções no Setor Habitacional Bernardo Sayão. “O retorno dessas obras atende a um dos principais pedidos registrados nas nossas redes sociais e ouvidoria. Agora, com o período de estiagem, os serviços serão intensificados e, em breve, a população terá ainda mais segurança, mobilidade e qualidade de vida na região”, defendeu o administrador regional do Guará, Artur Nogueira.

Atuação da Prefeitura Comunitária

As obras de infraestrutura, contrato 005/2023, Secretaria de Obras, iniciaram em 05/04/2023, com previsão de término em 30/08/2023. Nesse período os moradores dos condomínios, chácaras 54 a 62, diretamente envolvidos e beneficiados com a obra, sofreram bastante com poeiras na seca e alagamentos na chuva, inclusive com carros dos moradores sendo engolidos por crateras em 03/01/2024.

A prefeita comunitária, Gleide Soares, fez gestões em várias instâncias para o retorno das obras


O contrato, cuja responsabilidade pela obra era de um consórcio Bernardo Sayão, porém as empresas desse consórcio não cumpriram com o contrato e a obra teve que ser paralisada durante vários meses em 2023.
A população indignada com o descaso buscou de todas as formas mobilizar o Governo do DF para dar prioridade na continuidade das obras e procurou a mídia e todas as redes de televisão vieram até o local para mostrar ao público as péssimas condições em que vivíamos naquele momento.
É fato que a Administração do Guara sempre ajudou a população com serviços paliativos, a fim de minimizar os problemas enfrentados, contudo a situação chegava às raias do absurdo, pois estamos somente há 12 km do centro de Brasília, mas nós sentíamos abandonados.
Além das mídias televisivas, levamos os problemas por meio de diversos ofícios aos representantes, a exemplo, Dep. Distrital Dayse Amarílio, senador Mourão, Vice-Governadoria.
Em abril/2024, após assumir o cargo, o novo Secretário de Obras, Valter Casimiro, em reunião com esta Prefeita, Prefeitura Comunitária do Guará Park, afirmou o compromisso de concluir as obras em relação as águas pluviais e asfalto na rua BS-07, até 15/6.
No entanto, importante registrar que as obras de infraestrutura nas chácaras 54 a 57 não serão concluídas em razão de necessidade de novo estudo técnico, uma vez que as ruas têm desníveis importantes e os condôminos estão cercados por outros condomínios.
Registre-se, que aguardarmos as conclusões das obras de infraestrutura, bacias de contenção, águas pluviais (em andamento) e esgoto, este último importantíssimo para o Guara Park, mas que não está incluído no contrato 005/2023 que está sendo executado atualmente, mas aguardamos ansiosamente por essa importante obra de infraestrutura (esgoto).
Ademais, importante lembrar que a regularização do Guara Park, IAPI, Bernardo Sayão, projeto ARINE Bernardo Sayão, somente será concluído após todas as obras de infraestruturas forem realizadas pelo GDF.

*Com informações da Agência Brasília

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Ópera “MARIELLE” do Maestro Jorge Antunes estreia em Ceilândia

Tributo musical à resistência e legado da vereadora que abalou o Brasil, chega aos palcos do Teatro SESC Newton Rossi, de 25 a 27...

Coletivo Julho das Pretas que Escrevem realiza, no Festival Latinidades, em Brasília, encontro anual para celebrar a palavra

As escritoras Andressa Marques e Ramila Moura, a jornalista Juliana Cézar Nunes e a  e a compositora  e Mestra Martinha do Coco são as...

Casa Thomas Jefferson, na Asa Sul, tem biblioteca gratuita a quem deseja se fluente em inglês

Especialistas dão dicas estratégicas para praticar o hábito da leitura em inglês e se desenvolver em diversas áreas Seja nas redes sociais, músicas ou até...

Quadrilha Inclusiva de cadeirantes se apresenta pela primeira vez em São Sebastião

Cia Street Cadeirante se une à tradicional Quadrilha Santo Afonso para dois shows gratuitos Puxe o fole, sanfoneiro, que a Quadrilha Inclusiva Street Cadeirante vai unir tradição...

Projeto leva oficinas de crochê gratuitas à Estrutural com foco em renda e inclusão

Iniciativa financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF oferece formação, material e transporte para os participantes A comunidade da Estrutural recebe uma nova...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido