De acordo com Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 2.594 indivíduos estavam desaparecidos no DF no ano passado
O Distrito Federal registrou mais de 92 desaparecimentos a cada mil habitantes em 2023. Os dados expostos pela 18a edição do Fórum Brasileiro de Segurança Pública colocam a capital do país como campeã em proporção a esse tipo de ocorrência em todo o país. Ao menos 2.594 pessoas foram consideradas desaparecidas em Brasília no ano passado.
Desse número, 2.131 pessoas foram localizadas dentro do estado. João Carlos Berka, Secretário Executivo do Instituto Keruv,alerta que não é necessário aguardar 24 horas para comunicar o desaparecimento de alguém. “Ao sentir falta de uma pessoa, a orientação é procurar a delegacia mais próxima e registrar o boletim de ocorrência. Quanto mais informações, melhor para a busca das autoridades”, explica. Saiba mais acessando o link abaixo:
https://www.institutokeruv.org
Perfil dos desaparecidos no DF
De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal, os casos mais registrados envolvem desaparecimentos voluntários, quando a pessoa foge por conflitos familiares, violência doméstica ou para o uso de entorpecentes, entre outros. Há também os desaparecimentos involuntários, como as vítimas com restrição de liberdade, acidentes ou crise psiquiátrica, por exemplo.
Como registrar um desaparecimento no DF?
Em caso de desaparecimento, a Polícia Civil (PCDF) disponibiliza os seguintes canais:
- WhatsApp (61) 98626 1197
- email: denuncia197@pcdf.df.gov.br
- 197 Denúncia On-line: www.pcdf.df.gov.br/servicos/197
Existe ainda o serviço do Disque 100 para comunicar sobre crianças desaparecidas em qualquer localidade do país.
Também é possível contribuir divulgando a lista com as fotos das pessoas desaparecidas no Distrito Federal clicando aqui.
Outros links importantes:
Sobre o Instituto Keruv
O Instituto KERUV é uma instituição social que atua na prevenção e redução no desaparecimento de pessoas no Brasil e no exterior.