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Alunos do ensino médio participam da primeira aula do Enem Inclusivo e Especial 2024

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Até a véspera do certame, estudantes com deficiência da rede pública terão aulas preparatórias aos sábados

A Secretaria de Educação do DF (SEEDF), por meio da Subsecretaria de Educação Inclusiva e Integral (Subin), deu início, no sábado (24), ao projeto Enem Inclusivo e Especial 2024. A iniciativa visa atender e preparar todos os estudantes com deficiência da rede pública de ensino da 3ª série do ensino médio que tenham se inscrito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A aula inaugural, realizada no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas), contou com duas palestras principais: a primeira apresentou o novo sistema de acessibilidade para o exame, e a segunda teve um caráter motivacional, com o objetivo de inspirar os participantes na preparação para a prova.

Uma das grandes novidades foi a apresentação de uma ferramenta tecnológica que promove a interatividade entre os estudantes e professores. Trata-se de uma plataforma que oferece acesso a um grupo interativo para o Enem Inclusivo e Especial, onde os alunos podem tirar dúvidas, realizar exercícios gamificados, participar de simulados e comparar resultados.

A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral da SEEDF, Vera Barros, destacou a importância da iniciativa: “Nosso objetivo é que esses estudantes se sintam preparados e confiantes para enfrentar o Enem. A inclusão vai além do acesso; envolve também o sucesso e a permanência desses jovens nos ambientes educacionais e, futuramente, no mercado de trabalho.”

Além das palestras, o evento contou com a participação especial de Luis Felipe Sales, 22 anos, ex-aluno da primeira turma do projeto em 2019. Recém-formado no ensino superior, ele compartilhou sua experiência, respondeu a perguntas dos estudantes e ofereceu dicas valiosas para enfrentar o exame com confiança. “Eu fui aluno da primeira turma do Enem Inclusivo e Especial. Lembro que o processo não foi fácil, mas sejam persistentes e compareçam às aulas. Tenho certeza de que vocês também conseguirão”, relembrou Luis.

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, esteve presente no evento e parabenizou a Subin e todos os envolvidos pela iniciativa. “Quero saudar todos os professores, monitores e educadores sociais voluntários que se dedicam a planejar e executar políticas públicas para nossas crianças. Quando unimos nossas forças, nada é limitante; tudo é possível”, afirmou.

Preparação

Durante o curso, os estudantes participarão de atividades que simulam o ambiente e o formato do exame oficial, permitindo que se familiarizem com as condições do dia da prova. Eles também poderão reforçar seus conhecimentos em áreas como linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Além disso, o evento de abertura ofereceu palestras e orientações específicas sobre o exame, abordando técnicas de estudo e gerenciamento de tempo.

Vander Peixoto, pai de um dos participantes, expressou sua satisfação com o projeto durante o evento de abertura: “A surpresa que estou tendo aqui é totalmente positiva. A começar pelo acolhimento, que está sendo excelente. Estão recebendo nossos filhos com seriedade e dedicação, transmitindo segurança. Peço que continuem e divulguem mais, porque é uma oportunidade que pode ser aproveitada por todos”, agradeceu.

Vera Barros reforçou a importância de ações como essa para a construção de uma educação inclusiva: “A inclusão é um direito, não uma concessão. Queremos que todos os nossos alunos tenham as mesmas chances, independentemente de suas limitações. Este Enem Inclusivo e Especial é mais um passo na construção de uma educação inclusiva”, concluiu.

*Com informações da Secretaria de Educação

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Quem é Zuleika Lopes

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