Em celebração aos 50 anos das relações sino-brasileiras, Brasília é a primeira cidade a receber a Temporada Cultural da China no Brasil
Em celebração aos 50 anos das relações diplomáticas entre Brasil e China, o Ministério da Cultura e o Instituto Sociocultural Brasil China (Ibrachina) apresentam a Temporada Cultural da China no Brasil em Brasília. Durante os dias 14 e 18 de agosto, a capital federal receberá a Academia de Dança de Beijing, a Companhia de Ópera Wu de Zhejiang e a Banda Ibrachina, que volta à Brasília após um concerto que lotou o Teatro Plínio Marcos no ano passado.
Thomas Law, presidente do Ibrachina, ressalta a importância deste evento: “A Temporada Cultural China no Brasil não é apenas uma celebração de nossas relações diplomáticas, mas também uma oportunidade única de aproximar nossas culturas e fortalecer os laços entre nossos povos. Estamos muito felizes em, mais uma vez, celebrar “.
O primeiro espetáculo será o “Danças Étnicas da China”, da Academia de Dança de Beijing. A apresentação aconteceu no dia 14 de agosto, às 19:00, no Teatro dos Bancários, em Brasília. A Companhia de Danças Étnicas trouxe ao Brasil um espetáculo vibrante, revelando a diversidade cultural de algumas etnias chinesas. O público teve uma oportunidade única de conhecer danças como a Lanterna do Tambor de Flor, a dança folclórica de Anhui, a Ga Guang, da etnia dai de Yunnan, e a Dage, da etnia yi, acompanhada por flautas e alaúdes. A apresentação inclui ainda as danças “Ovelhas”, que mostra a vida no Tibete; “Levante Seu Véu”, tradicional entre os uigur; a “Dança do Leque”, popular entre os han do Norte; e “Erdos”, do povomongol.
A Companhia de Ópera Wu de Zhejiang apresenta o espetáculo “Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China. Os ingressos são gratuitos, mas limitados, e devem ser reservados pela plataforma Sympla. Uma das mais renomadas da China, que já se apresentou em 51 países, a companhia apresentará uma mescla de trechos de peças tradicionais, música e a Dança do Dragão de 9 Segmentos, oferecendo uma experiência cultural repleta de folclore e melodias chinesas.
A Banda Ibrachina retorna a Brasília com novo show. Os músicos sobem ao palco do Teatro dos Bancários, em Brasília, no dia 18 de agosto, às 15:00. A entrada é franca e os ingressos devem ser reservados pela plataforma Sympla. A banda fará uma apresentação da nova turnê “Brasil e China: uma Mistura Musical”. Com músicos renomados tocando versões contemporâneas de canções chinesas com letras em mandarim e português, a banda mostra como a música é uma linguagem que une os povos.
O evento cultural é uma realização do do Ministério da Cultura, através de financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) com organização da Embaixada da China no Brasil, patrocínio da CPFL, do Instituto CPFL, da State Grid e do Bank Of China, e apoio do Instituto Confúcio na UnB, Chinese Bridge Club in São Paulo e Delb.
Serviço
“Um Passeio na Tradição: Vislumbres da China”, a Companhia de Ópera Wu de Zhejiang
Data/horário: 16 de agosto de 2024, às 19h
Local: Teatro Pedro Calmon – Avenida do Exército, Setor Militar Urbano, Brasília – DF
Ingressos: Entrada franca com ingressos emitidos pela plataforma Sympla
Gênero: Dança
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras na sessão
“Brasil e China: uma Mistura Musical”, da Banda Ibrachina
Data/horário: 18 de agosto de 2024, às 15h
Local: Teatro dos Bancários – EQS 314/315 Bloco A, Asa Sul, Brasília
Ingressos: Entrada franca, com ingressos emitidos pela plataforma Sympla
Gênero: Dança
Gênero: Música
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade: Teatro acessível para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Intérprete de libras na sessão.
OBS: Para maior comodidade, é recomendável chegar 30 minutos antes do horário marcado no ingresso.