A montagem que vai acontecer em agosto no Complexo Cultural de Samambaia, faz parte do projeto de arte e educação MiniCIRC
Em agosto, Samambaia terá uma noite memorável de palhaçaria feminina. O espetáculo Varété Loca como Tu Madre, fará uma única apresentação gratuita no Complexo Cultural de Samambaia. A atividade, que é voltada para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), também será aberta ao público maior de 16 anos.
Com oito palhaças em cena, Varètè Loca como Tu Madre é uma celebração vibrante da comicidade feminina. Inspirado nos ancestrais que desafiaram as normas sociais, o espetáculo oferece uma experiência única e enriquecedora. Com uma combinação de inteligência, reflexão e sensualidade, as palhaças cativam o público com suas histórias e personalidades, desafiando estereótipos e celebrando a força e a criatividade das mulheres na palhaçaria.
Além dessa temática feminina, a dramaturgia também é construída por meio do arquétipo do Louco das cartas de Tarot, que fala sobre inícios de jornadas, onde tudo pode acontecer a favor de novas aprendizagens.
O evento faz parte do projeto MiniCIRC, coordenado pela equipe do Espaço Galpão do Riso e conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal e é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC).
Desde a sua concepção, o Espaço Galpão do Riso nasce da ideia de formar novas plateias e ministrar cursos de formação em palhaçaria. O Minicirc surge como parte desse processo, visando ampliar o alcance da arte circense da comunidade. O projeto vem se destacando como uma ação essencial no enriquecimento cultural e educativo em Samambaia.
De acordo com Paula Sallas, uma das idealizadoras do projeto, o Minicirc tem se consolidado como um projeto fundamental para a formação cultural e social da região, promovendo a arte e a educação de forma inclusiva e impactante.
“Estamos desenvolvendo atividades desde março de 2023 e já realizamos 21 sessões de espetáculos, e conseguimos impactar mais de 1.500 estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, ressaltou.
Paula ainda destaca que a ideia do espetáculo Varété Loca como Tu Madre surgiu a partir de uma oficina desenvolvida no começo do ano, que trabalhou a sensualidade cômica através da palhaçaria. “Como resultado dessas oficinas, surgiu esse cabaré que são pequenas cenas das alunas. Agora ele será exibido como espetáculo no Complexo Cultural de Samambaia, dirigido pela Cia de Teatro Nutra Teatro”, explica.
A apresentação contará com mediação pedagógica e intérprete de LIBRAS e os ingressos podem ser retirados gratuitamente no Sympla.
Serviço
Espetáculo teatral Varété Loca como Tu Madre
Data: 12 de agosto
Horário: 20h
Local: Complexo Cultural Samambaia – Samambaia/DF
Classificação indicativa: 16 anos
Ingressos: Gratuitos no Sympla
Ficha Técnica:
Atuação:Ana Paula Diniz Nakamura, Claudia Brandão, Kathleen Damaris Pablo, Jéssica Lima, Luciana Meireles, Nara Codo, Rebeca Torquato e Paula Sallas
Direção: Paula Sallas (Nutra Teatro)
Intérprete de LIBRAS: Lucas Telles/Lúcio Telles
Mediação Pedagógica: Bárbara Figueira
Coordenação de Montagem Luz e Som: João Porto Dias
Operação e Montagem de Luz: Miltinho Alves
Fotos Divulgação:
João Porto Dias, Cristiano Costa e Bárbara Figueira