25.4 C
Brasília

Bancos têm horários reduzidos de atendimento no final de ano

Data:

Compartilhe:

Sistema Pix funcionará todos os dias e feriados

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento ao público reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília. Já na véspera do Ano Novo, dia 31, não haverá expediente e as compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente o PIX, sistema que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Já nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro as agências funcionam normalmente, bem como a partir do dia 2 de janeiro.

No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informou a Febraban.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a entidade sugere antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, canais digitais, como sites e aplicativos, ou pelo atendimento telefônico dos bancos.

Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, e os canais digitais (celulares e computadores) dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços”, destacou a Febraban.

Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Andreia Verdélio – Repórter da Agência Brasil

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Amor e esperança: paciente com câncer se casa na capela do Hospital de Base

Bruno Laganá A equipe de enfermagem e multiprofissional da enfermaria de Hematologia do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) ajudou a tornar possível mais...

Com atuação firme de Hermeto, escola do Núcleo Bandeirante passa por maior ampliação da história

Parlamentar tem articulado ações junto à Novacap para acelerar a ampliação da escola, que vai beneficiar mais de 400 alunos da região A obra de...

Militares do 4º BPM impedem violência de neto contra a avó no Guará I

As equipes GTOP 24 foram acionadas via COPOM para atender uma ocorrência de violência doméstica, onde o neto estaria ameaçando e agredindo sua avó....

Avança PL que cria a semana de conscientização contra a violência praticada em meio virtual

Conscientizar os estudantes do Distrito Federal sobre os perigos da violência digital é o objetivo do projeto de lei 812/2023, que foi aprovado hoje...

Centro Educacional 04 do Guará recebe primeiro curso de letramento racial na rede pública

Iniciativa da Secretaria de Justiça e Cidadania integra celebrações do aniversário de Brasília e busca combater o racismo estrutural por meio da educação antirracista Como...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido