Talíz, Seu Manolo e Dani Ribeiro são as atrações artísticas do encerramento do projeto Cultura Popular – Fio da Navalha. Com entrada franca, o evento vai levar uma programação especial à creche Vovó Luzimar, localizada no Setor de Chácaras Santa Luzia, na Cidade Estrutural, neste sábado (14), a partir das 09h.
O projeto teve início em junho, promovendo oficinas de Cavaquinho, Capoeira, Maculelê e Puxada de Rede, e atendeu crianças e jovens da Cidade Estrutural. Foram cinco meses de atividades formativas junto à comunidade. A ação faz parte do trabalho desenvolvido pelo grupo de cultura popular Fio da Navalha, que comemora 13 anos de impacto sociocultural, levando arte, educação e cidadania para moradores da Estrutural, Samambaia e Sol Nascente.
A iniciativa Cultura Popular – Fio da Navalha conta com recursos da Lei Paulo Gustavo e tem como objetivo ampliar o acesso da população à cultura e incentivar à fruição de bens e serviços culturais, que são direitos constitucionais.
De acordo com Cândida Rosa, a Miúda, Coordenadora do Projeto e arte educadora de Capoeira, ações como essas possuem um impacto transformador, capaz de elevar a autoestima, fortalecer o senso de pertencimento e promover a apropriação de uma cultura rica e vibrante, como a cultura popular.
“Nosso trabalho é voltado para um público residente em uma das áreas com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Distrito Federal. Inserir a arte como uma ferramenta central de aprendizado e expressão no cotidiano dessas crianças e adolescentes é essencial para abrir novos caminhos e oferecer alternativas positivas. Um exemplo inspirador disso está em dois de nossos artistas convidados, Seu Manolo e Talíz, que encontraram nos projetos sociais a base para desenvolverem seus talentos e transformarem suas realidades”, destaca Miúda.
SERVIÇO:
Encerramento do projeto Cultura Popular – Fio da Navalha
Quando: 14/12. Sábado, a partir das 09h.
Onde: Creche Vovó Luzimar – Rua SL 49 – quadra 59 lote 1ª – Santa Luzia – Estrutural
Quanto: entrada franca