22.5 C
Brasília

Publicado edital de credenciamento de papelarias no Programa Cartão Material Escolar 2025

Data:

Compartilhe:

O envio da documentação exigida terá início em 20 de janeiro de 2025 e poderá ser realizado por e-mail ou de forma presencial

Foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de sexta-feira (20) o Edital de Chamamento Público para o credenciamento de papelarias interessadas em participar do Programa Cartão Material Escolar (CME) para o ano letivo de 2025.

Os interessados devem atender às condições previstas no edital e enviar toda a documentação exigida em formato PDF, a partir de 20 de janeiro de 2025 em diante, para o endereço eletrônico credenciamento.cme@sedes.df.gov.br.

A entrega também poderá ocorrer presencialmente na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), localizada na quadra 515 da Asa Norte, responsável pelo credenciamento e prestação de contas de estabelecimentos que comercializam material escolar a partir do benefício socioassistencial.

A lista completa de documentos e os requisitos de participação podem ser consultados neste link.

Empresas já credenciadas e que tiveram a prestação de contas aprovada no exercício anterior — que desejam participar deste chamamento público —, devem apresentar as certidões atualizadas conforme indicado no edital.

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, explica que, desde dezembro de 2023, a Sedes é responsável pelo credenciamento e fiscalização das papelarias participantes. “Essa medida reflete o compromisso, a partir de um programa de gestão compartilhada junto à Secretaria de Educação, com a transparência dos recursos destinados à população em situação de vulnerabilidade”, afirma.

“A publicação do edital de credenciamento das papelarias para o Programa Cartão Material Escolar é uma ação estratégica que assegura dignidade e equidade aos estudantes da rede pública do Distrito Federal”, destaca a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá.

“Ao ampliar as opções de compra, garantimos às famílias acesso facilitado aos materiais escolares que são indispensáveis para o aprendizado. Essa medida também impulsiona o comércio local, promovendo desenvolvimento econômico e social. Nosso foco é sempre assegurar que cada aluno tenha os recursos básicos para avançar nos estudos e construir um futuro melhor”, acrescenta.

Funcionamento

O Cartão Material Escolar é um programa de gestão compartilhada entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e a Secretaria de Educação. Destinado a estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino do DF, o programa oferece valores que variam entre R$ 240 e R$ 320 para aqueles cujos pais ou responsáveis são beneficiários do programa Bolsa Família.

O recurso deve ser utilizado exclusivamente para a compra de materiais escolares ou de itens similares, conforme lista publicada e atualizada periodicamente pela Secretaria de Educação.

É fundamental manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado, no mínimo, a cada 24 meses. Uma vez atendidos os requisitos, a inclusão no programa é automática, não sendo necessário solicitar o benefício nas unidades socioassistenciais. Caso haja alguma inconsistência nos dados do cadastro, o responsável familiar deve procurar informações em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua região.

*Com informações da Sedes-DF

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Escola Digital é lançada no Planetário de Brasília nesta quinta-feira (29)

Lançamento acontece às 19h e reúne autoridades do Governo do Distrito Federal O Distrito Federal passa a contar com uma nova iniciativa voltada à inclusão...

Venezuelanos tocam o terror no Polo de Moda e QE 40 no Guará II com motos e carros dirigidos sem CNH

O 4º Batalhão da Polícia Militar do Guará, tem intensificado as ações de patrulhamento na região do Polo de Moda/QE 40, com o objetivo...

Dez mil vagas estão abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional pelo QualificaDF

Inscrições ocorrem de 6 de fevereiro a 2 de março de 2026 e contemplam áreas como administração, serviços, indústria, tecnologia e inovação O Governo do...

Fluminense: vitória importante

Por Raimundo Ribeiro Ainda tentando encontrar a formação ideal, o Fluminense recebeu o Grêmio com Freytes, Renê e Nonato na estréia no Brasileirão.Começou bem, com...

Curso gratuito de formação de síndicos reúne 200 participantes no Guará

Capacitação busca qualificar gestores para os desafios administrativos, jurídicos e pessoais dos condomínios Começou o 4º Curso de Formação de Síndico para Gestão Condominial, promovido...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido