24.2 C
Brasília

 Mais de 1.500 pessoas participam da Caminhada da Água em defesa da preservação hídrica no DF

Data:

Compartilhe:

No último sábado (15/03), o Parque Sarah Kubitschek foi palco da Caminhada da Água 2025, iniciativa de caráter ambiental que antecipou as celebrações do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento, promovido pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e o apoio de diversas instituições do Governo do Distrito Federal (GDF), reuniu mais de 1,5 mil pessoas para reforçar a importância da preservação desse recurso vital.

Celina Leão, ao lado de Todi Moreno, diretor do Parque da Cidade, falou da importância da preservação dos nossos recursos hídricos

Os primeiros participantes chegaram cedo ao parque para garantir a camisa do evento e aproveitar uma programação diversificada, com atividades para todas as idades. Além de percorrer os quatro quilômetros da caminhada, o público se entregou ao ritmo das aulas de zumba e fit dance e se envolveu em dinâmicas de educação de trânsito e ambientais promovidas pelo Grupo de Teatro do Detran-DF, pelo Programa Adasa na Escola e pela Caesb.

A prática esportiva com muita música deu o tom antes da caminhada

Para completar a experiência, houve ainda momentos de relaxamento na tenda de massagem e a oportunidade de fazer um check-up com testes de glicemia, pressão arterial e creatinina, focados na saúde dos rins.

O diretor da Adasa, Apolinário Rebelo, destacou a conexão entre a prática esportiva e a água. “O esporte é essencial para a saúde física e mental, e, para praticá-lo, é fundamental ter água. Desde 2011, a Adasa, em parceria com órgãos que compõem o Governo do Distrito Federal, realiza esse movimento com o objetivo de despertar a conscientização coletiva e promover uma mobilização social sobre a importância de preservar e usar a água de forma responsável, garantindo qualidade de vida para todos”, afirmou.

Felix Palazzo, diretor da Adasa, também abordou a questão do uso eficiente da água, especialmente durante o período da estiagem. “O Distrito Federal é tradicionalmente carente de água, especialmente no período da estiagem, que o DF começa a vivenciar nos próximos meses. A Caminhada da Água é uma tradição muito positiva que deve ser mantida, um evento onde a Adasa busca mobilizar e conscientizar a população sobre a responsabilidade individual no uso consciente desse recurso” pontuou.

Todi Moreno, administrador do parque, parabenizou a realização da Caminhada e ressaltou o papel da água na vida de todos. “Falar sobre a água é defender o que é nosso por direito. É gratificante ver o Parque da Cidade se tornar palco de uma ação tão importante, que reforça a necessidade de cuidarmos desse recurso”.

Luciano Pereira Miguel, subsecretário de Águas e Resíduos Sólidos da Secretaria de Meio Ambiente do DF (Sema-DF), enfatizou a relevância da integração de diferentes órgãos do governo em prol da proteção dos recursos hídricos. “Este governo tem focado constantemente em políticas públicas voltadas para a água. A Sema está presente em todos os eventos relacionados à temática da preservação dos recursos hídricos do DF”, disse.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, encerrou o evento testando o conhecimento do público sobre as características hídricas da região. “Estamos em uma área de nascentes, e por isso ressaltamos tanto a importância de se preservar o meio ambiente. Se as nascentes se extinguem, a água acaba no Distrito Federal. Por isso, é fundamental que todos se conscientizem que a água é um bem finito se a gente não cuidar”, alertou.

A Caminhada da Água, evento tradicional no calendário ambiental do DF, contou com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal (Sema-DF), Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Distrito Federal (Brasília Ambiental), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SELDF), Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Administração do Plano Piloto.

Entre os participantes do evento, estavam crianças e adolescentes do Instituto Impactando Vidas e do projeto Estrelinha do Gama, alunos do Grupo de Capoterapia de Santa Maria e corredoras do Grupo de Corrida do Sudoeste, formado por mulheres acima de 60 anos, que marcam presença na Caminhada da Água desde 2019.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Projeto leva oficinas de crochê gratuitas à Estrutural com foco em renda e inclusão

Iniciativa financiada pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF oferece formação, material e transporte para os participantes A comunidade da Estrutural recebe uma nova...

Recuperação da EPGU demanda mudanças no trânsito para sair ou entrar pelo Guará II

O primeiro trecho, da entrada lateral do ParkShopping até a entrada do Guará II, está interditado para os trabalhos O Departamento de Estradas de Rodagem...

Educação contra a violência: Lei 7.460/2024 institui o programa “Educa por Elas” no DF

O Distrito Federal conta, desde março de 2024, com um instrumento legal que promete transformar o ambiente escolar em um espaço de conscientização e...

Fluminense: vergonha

Por Raimundo Ribeiro No primeiro jogo sem o melhor jogador da copa (Árias), desfalcado de Samuel Xavier, Fuentes, Ganso e Cano, o Fluminense enfrentou o...

Exposição e roda de conversa celebram mulheres negras no Centro de Artes de Brasília

Programação especial reúne 12 artistas e promove reflexões sobre memória, identidade e pertencimento na Vila Telebrasília Na próxima sexta-feira, 25, o Centro de Artes será...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido