21.5 C
Brasília

Alto Paraíso de Goiás é a última cidade a receber o projeto premiado “Entre Brasis”

Data:

Compartilhe:

Grupo Baquetá (PR) e Cia Arteatro (RR) fizeram o inédito: estão circulando em quatro regiões do país com (com)vivências interculturais nos territórios das comunidades de povos originários

Não há caminho melhor para fortalecer a identidade de um povo do que explorar a história e as experiências dos antepassados, entendendo melhor como as raízes influenciam presente e futuro de cada pessoa. É isso que o projeto “Entre Brasis” proporciona do jeito mais suave e acolhedor: com teatro e música.

POvos originários contam a história que o país não conhece no teatro

Para quem deseja conhecer mais sobre as origens e vivenciar a cultura dos povos ancestrais, a proposta do projeto Entre Brasis, desenvolvida por artistas de duas regiões extremas do Brasil é uma grande oportunidade. Nos dias 29, 30 de abril e 1º de maio serão encenados dois espetáculos de companhias artístico-culturais amefricanas, o Grupo Baquetá (PR) e a Cia Arteatro (RR) para crianças, jovens, professores e famílias das comunidades locais do interior goiano. Juntas, as duas companhias completam 48 anos de atividades, o Grupo Baquetá com 16 anos de trajetória e a Cia Arteatro chegando a 32 anos de trabalho!

Mais do que simplesmente encenar, os artistas proporcionam oficinas e outras atividades fora dos teatros ou da rua, onde comumente ocorrem. As apresentações e atividades estão acontecendo preferencialmente em comunidades indígenas, quilombolas, terreiros e escolas e todas terão acesso gratuito, bem como medidas de acessibilidade arquitetônica e comunicacional. Além dos espetáculos, ocorrem ainda rodas de conversa sobre as narrativas afro-indígenas e o fazer-artístico.

Enquanto o Grupo Baquetá apresentou o espetáculo Karingana UA Karingana! Histórias de Áfricas, a Cia Arteatro encena Gotas de Saberes. “São tempos utilizados para a escuta atenta e trocas com experiências artísticas-culturais locais. No “livre” percorrer pelos territórios, partindo da generosidade dos produtores-moradores das cidades onde estaremos, compartilhando suas redes, ampliaremos o efeito de nossas passagens”, diz Silmara Costa, gestora e atriz da Cia Arteatro.

Grupo Baquetá com produções que refletem sobre contextos sociais e raciais

Ao todo, serão 14 apresentações e atividades de formação e intercâmbio. Já receberam o projeto as cidades de Boa Vista (RR), Piraquara (PR), Morretes (PR), Curaçá (BA) e Petrolina (PE). Esta é a terceira e última etapa do projeto, que ocorre em Alto Paraíso de Goiás (GO).

Segundo Kamylla dos Santos, uma das diretoras do projeto e do Grupo Baquetá, os dois coletivos têm em comum produções que refletem sobre seus contextos sociais e raciais, com base na contra-colonialização e afirmação identitária. Essas similaridades nos unem e tornam potente nosso encontro, fomentando o intercâmbio de culturas e saberes afro-indígenas de diferentes regiões do país”. 

O projeto é fomentado pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do Rede das Artes – Programa de Difusão Nacional, no edital Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz 2023 e celebra 31 anos de fundação da Arteatro e 15 anos do Baquetá. “Entre Brasis” foi nacionalmente premiado no 8º PRÊMIO LEDA MARIA MARTINS, categoria Muriquinho – infantojuvenil.

SERVIÇO:

Projeto “Entre Brasis” apresenta Karingana UA Karingana: Histórias de Áfricas (Grupo Baquetá) e Gotas de Saberes (Cia Arteatro).

De 29/04 a 01/05

Espetáculos e oficinas – gratuitos, com audiodescrição

Informações: 41 998271737

PROGRAMAÇÃO

29/04

14h às 16h – Oficina – Pintura corporal com sumo de jenipapo e sua relação com os grafismos indígenas, com DonrS´Anunuru – Cia Arteatro.

Local: CCCA, rua 12 de dezembro ao lado do ginásio poliesportivo. Setor Paraisinho. Alto Paraíso de Goiás (GO)

PROGRAMAÇÃO 30/04

9h – Apresentação espetáculo “Gotas de Saberes”

10h – Roda de Conversa

– Oficina Brincando Áfricas, com Kamylla dos Santos, André Daniel e Maycon Souza (Grupo Baquetá)

14h e 16h – Oficina – Pintura corporal com sumo de jenipapo e sua relação com os grafismos indígenas, com DonrS´Anunuru – Cia Arteatro

Local: Unidade Escolar Waldorf Espaço Sofia – – Rua C, quadra 4, lote único s/n, Setor Vila Bandeira, Alto Paraíso de Goiás (GO)

PROGRAMAÇÃO 01/05

16h – Karingana UA Karingana! História de Áfricas

Local: Quadra da Comunidade Quilombola do Povoado do Moinho, Alto Paraíso de Goiás (GO)

KARINGANA UA KARINGANA! Histórias de Áfricas – Grupo Baquetá

Contar uma história é encontrar as sementes e puxar da raiz a nossa própria história. Estas são chamadas de karinganas em Moçambique, um dos 55 países do continente africano, e divertem e ensinam adultos e crianças. Para que a história comece, o contador grita: “Karingana ua Karingana?” E quem ouve, responde: “Karingana!”. As karinganas, contadas em roda, são ricas em ritmos, danças, cores e ancestralidade. De onde vem nossas raízes?

Ficha Técnica – Grupo Baquetá

Texto e Direção: Kamylla dos Santos

Composições: Kamylla dos Santos e André Daniel

Elenco: André Daniel, Kamylla dos Santos e Maycon Souza

Músico e B.boy: Maycon Souza

Trilha Sonora: Maycon Souza

Figurinos: Leonilda Santos e Naiarte

Criação de Luz: Nathan Gabriel

Adereços: Olho Místico

Cenário: Maikon Silva e Naiarte

Direção de Produção: Kamylla dos Santos

Produção: André Lucas Santiago

Oficina Brincando Africas: Kamylla dos Santos e André Daniel

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Estuprador da área da Tasa no Guará II preso por policiais da 4ªDP no sábado

Não é à toa que a Polícia Civil do Distrito Federal tem a fama de ser a melhor do país. No Guará-DF, nesta última...

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

Bandido furta hidrometrô do edifício Monalisa no Guará II e vai preso em flagrante por militares do 4º BPM

Moradores edifício Monalisa, situado na QE 23 do Guará II, entraram em contato com o 4º Batalhão da Polícia Militar - RO 24, relatando...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido