20.5 C
Brasília

Oficina gratuita de Alfabetização Midiática combate desinformação no Guará na Casa da Cultura

Data:

Compartilhe:

Pesquisadores da UnB ensinam a navegar no cenário de desordem informacional, com foco na
avaliação crítica de conteúdos

A comunidade do Guará recebe, no próximo dia 14, a oficina “Alfabetização Midiática e
Informacional na Pratica”, que visa capacitar os participantes a lidar de forma crítica com o cenário de desinformação contemporâneo. O evento faz parte da programação da Caravana do Comitê e ocorre na Casa da Cultura da cidade, de 14h às 17h.
A oficina será ministrada pelo professor Fábio Henrique Pereira, da Universidade de Brasília e
Universidade Laval, um dos líderes da pesquisa que investiga como as pessoas recebem,
compartilham e reagem a notícias falsas na região do Guará e de outras comunidades no país, além de Argentina, Canadá e França. Também participarão outros pesquisadores da UnB que também fazem parte do estudo. No Guará, os pesquisadores passaram seis meses conversando com moradores e frequentadores da Feira para entender como as informações circulam na rotina da comunidade.
Segundo o professor, o propósito da oficina “é ajudar as pessoas a navegarem no contexto de
desordem informacional, sabendo avaliar melhor as informações que elas consomem e a qualidade das fontes”. “Escolhemos a comunidade do Guará por conta do vínculo que os moradores construíram com o território e pelo papel da feira como espaço de circulação e encontro dos habitantes do DF e Entorno”, explica.
Ao final da oficina, os participantes interessados receberão certificado de quatro horas, validando a participação e o aprendizado adquirido.

A desordem informacional e a urgência do letramento midiático
O cenário contemporâneo é caracterizado pelo enorme compartilhamento de informações,
frequentemente acompanhada por dados falsos ou imprecisos, fenômeno denominado “desordem informacional” ou “infodemia”. O contexto representa um desafio global, com impactos nas relações sociais, processos eleitorais e democráticos, bem como para a saúde pública e individual.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e suas agências parceiras têm alertado sobre os perigos da desinformação. A UNESCO, por exemplo, ressalta que a desinformação pode prejudicar a confiança nas instituições, polarizar sociedades em diversas nações e minar a tomada de decisões conscientes.
Nesse panorama, o letramento midiático aparece como uma competência crucial, que capacita as pessoas a analisar criticamente as mensagens recebidas, identificar fontes, reconhecer táticas de manipulação e, consequentemente, formar opiniões fundamentadas. Iniciativas como o “Observatório Internacional Estudantil da Informação (Observinfo)”, da Universidade de Brasília, têm se dedicado à produção de materiais e à realização de oficinas, para promover a habilidade em escolas e comunidades do DF. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço
O que: Oficina de Letramento Midiático
Quando: 14 de junho de 2025, de 14h às 17h
Onde: Casa da Cultura do Guará – Guará II, QE 25 – CEP 71025-010
Informações Adicionais: Certificado de participação com carga-horário de quatro horas. Evento faz parte da programação da Caravana da Cultura.
Site ObservInfo: http://observinfo.unb.br/
Instagram: @observinfo

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Lei estabelece diretrizes para a criação de Centros de Robótica nas escolas

A norma prevê a implementação e estruturação de espaços voltados ao letramento digital, à robótica e à utilização da IA como elemento didático Preparar os...

Serviço de recuperação asfáltica pode ser solicitado de forma 100% digital no DF

Programa Administração Regional 24 Horas reúne órgãos do GDF, reduz tempo de resposta e amplia transparência no atendimento à população Durante o período chuvoso, quando...

Rua de Lazer do Guará abre calendário de 2026 com programação gratuita para toda a família

Com o tema Férias, evento será realizado em 25 de janeiro, com atividades culturais, esportivas, ações de cidadania e serviços de saúde Com o tema...

Protetores de animais ganham segurança jurídica contra punições de condomínios no Distrito Federal

Lei 7.791/2025 garante o direito de cuidar de animais comunitários em condomínios e áreas próximas A Câmara Legislativa promulgou uma norma que dá segurança jurídica...

Carnaval 2026: Prorrogado prazo para recursos sobre resultado provisório do DF Folia 2026

Fase recursal dos blocos segue aberta até o sábado (24), às 14h A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF) informa que o...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido