25.5 C
Brasília

Oficina gratuita de Alfabetização Midiática combate desinformação no Guará na Casa da Cultura

Data:

Compartilhe:

Pesquisadores da UnB ensinam a navegar no cenário de desordem informacional, com foco na
avaliação crítica de conteúdos

A comunidade do Guará recebe, no próximo dia 14, a oficina “Alfabetização Midiática e
Informacional na Pratica”, que visa capacitar os participantes a lidar de forma crítica com o cenário de desinformação contemporâneo. O evento faz parte da programação da Caravana do Comitê e ocorre na Casa da Cultura da cidade, de 14h às 17h.
A oficina será ministrada pelo professor Fábio Henrique Pereira, da Universidade de Brasília e
Universidade Laval, um dos líderes da pesquisa que investiga como as pessoas recebem,
compartilham e reagem a notícias falsas na região do Guará e de outras comunidades no país, além de Argentina, Canadá e França. Também participarão outros pesquisadores da UnB que também fazem parte do estudo. No Guará, os pesquisadores passaram seis meses conversando com moradores e frequentadores da Feira para entender como as informações circulam na rotina da comunidade.
Segundo o professor, o propósito da oficina “é ajudar as pessoas a navegarem no contexto de
desordem informacional, sabendo avaliar melhor as informações que elas consomem e a qualidade das fontes”. “Escolhemos a comunidade do Guará por conta do vínculo que os moradores construíram com o território e pelo papel da feira como espaço de circulação e encontro dos habitantes do DF e Entorno”, explica.
Ao final da oficina, os participantes interessados receberão certificado de quatro horas, validando a participação e o aprendizado adquirido.

A desordem informacional e a urgência do letramento midiático
O cenário contemporâneo é caracterizado pelo enorme compartilhamento de informações,
frequentemente acompanhada por dados falsos ou imprecisos, fenômeno denominado “desordem informacional” ou “infodemia”. O contexto representa um desafio global, com impactos nas relações sociais, processos eleitorais e democráticos, bem como para a saúde pública e individual.
A Organização das Nações Unidas (ONU) e suas agências parceiras têm alertado sobre os perigos da desinformação. A UNESCO, por exemplo, ressalta que a desinformação pode prejudicar a confiança nas instituições, polarizar sociedades em diversas nações e minar a tomada de decisões conscientes.
Nesse panorama, o letramento midiático aparece como uma competência crucial, que capacita as pessoas a analisar criticamente as mensagens recebidas, identificar fontes, reconhecer táticas de manipulação e, consequentemente, formar opiniões fundamentadas. Iniciativas como o “Observatório Internacional Estudantil da Informação (Observinfo)”, da Universidade de Brasília, têm se dedicado à produção de materiais e à realização de oficinas, para promover a habilidade em escolas e comunidades do DF. O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Serviço
O que: Oficina de Letramento Midiático
Quando: 14 de junho de 2025, de 14h às 17h
Onde: Casa da Cultura do Guará – Guará II, QE 25 – CEP 71025-010
Informações Adicionais: Certificado de participação com carga-horário de quatro horas. Evento faz parte da programação da Caravana da Cultura.
Site ObservInfo: http://observinfo.unb.br/
Instagram: @observinfo

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Senac Ceará leva cultura, tradição e gastronomia à Brasília na Semana da Gastronomia Regional

Evento promovido pelo Senac Nacional contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-CE Luiz Gastão, e destacou o projeto Museus Orgânicos, que celebra...

Repositor de supermercado da QE40 no Guará II é preso pela PCDF por estupro de vulnerável contra sua enteada

Segundo relatos de colegas de trabalho, que conviviam diariamente com ele, Leonardo Nascimento era muito calado, chegando até ser grosseiro quando se tentava...

Fluminense: vitória suada

Por Raimundo Ribeiro Na estréia do novo uniforme, o Fluminense recebeu o Juventude em busca de se aproximar do G4.O adversário começa com marcação alta,...

Bandido furta hidrometrô do edifício Monalisa no Guará II e vai preso em flagrante por militares do 4º BPM

Moradores edifício Monalisa, situado na QE 23 do Guará II, entraram em contato com o 4º Batalhão da Polícia Militar - RO 24, relatando...

Cem porções de crack são apreendidas na QE38 do Guará II pelo 4º BPM

Na noite da última quarta-feira(15), por volta das 20h20, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), durante patrulhamento tático na QE 38 do Guará,...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido