14.5 C
Brasília

Ciclistas profissionais de delivery são capacitados para um trânsito mais seguro nas ruas do Distrito Federal

Data:

Compartilhe:

Capacitação faz parte do projeto Juntos Pela Vida e oferece formação para entregadores que utilizam bicicletas no trabalho

Com foco na prevenção de acidentes e na construção de um trânsito mais seguro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) participou, nesta terça-feira (15), da terceira edição do projeto Juntos Pela Vida – Treinamento e Formação em Pilotagem para Profissionais de Entregas com Motocicletas e Bicicletas. Nomeada de Turma Bike Amarela, a iniciativa ofereceu, pela primeira vez, uma capacitação voltada para ciclistas profissionais de delivery.

“O Detran disponibiliza diversos programas educativos para a população e tem a preocupação de alcançar todos os modais”, explica a gerente de ação educativa de trânsito do Detran-DF, Magda Brandão. “A missão institucional do Detran é salvar vidas. No caso dos ciclistas, buscamos orientá-los sobre como se comportar no trânsito de forma segura.”

Ciclistas estão mudando comportamentos no trânsito graças as aulas práticas

Durante as aulas, os participantes receberam orientações sobre a legislação de trânsito, regras de circulação, cuidados com o veículo e a importância dos equipamentos obrigatórios. “Falamos também sobre direção defensiva, com foco em atenção, condução segura e prevenção. E abordamos ainda os crimes de trânsito e suas implicações”, detalha Magda.

Idealizado por Abel Santos, da Associação dos Trabalhadores por Aplicativo e Motociclistas do Distrito Federal e Entorno (Atam/DF), em parceria com o iFood, o projeto busca promover mais segurança e autonomia aos entregadores. Pelo GDF, o curso conta com as participações do Detran, do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e das secretarias de Saúde e de Transporte e Mobilidade. Os temas tratados nas aulas são definidos a partir das necessidades do grupo. “Na primeira reunião já surgiram várias ideias: a importância da manutenção preventiva da bicicleta, equilíbrio, centro de massa, uso correto da faixa de pedestre e da ciclofaixa, entre outros”, explica o organizador.

Reforço na segurança

Entregador há dois anos, Advalter Carim, 28 anos, participou pela segunda vez da capacitação. “Acho muito vantajoso porque nos dá mais noção de direção e consciência no trânsito. Quem está de carro precisa respeitar quem está de moto ou bicicleta. Somos mais frágeis. E, em outro momento, a mesma pessoa que dirige pode ser o pedestre tentando atravessar uma faixa”, observa. “Revisar o conhecimento de trânsito é importante não só para a nossa segurança, mas para a de todos os usuários da via. Às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos algumas regras.”

A entregadora Rainere Lima, 33 anos, destaca que a capacitação vai além dos profissionais. “É legal não só para a gente, como entregadores, mas para toda a sociedade. Conscientizar todo mundo sobre como tornar o trânsito mais seguro”, avalia. “Quando acontece alguma coisa, eu lembro do que foi falado nas aulas. Dá para tirar muito aprendizado.”

Segundo o gerente de segurança viária do iFood, Rafael Tartaroti, as formações têm gerado mudanças perceptíveis no comportamento dos entregadores. “Após as aulas, observamos que tanto ciclistas quanto motociclistas passam a ter mais cuidado no trânsito. Houve redução na velocidade praticada no viário urbano e maior respeito às leis de trânsito, o que impacta diretamente na redução de acidentes.”

Desde o ano passado, já foram realizadas cinco turmas, com até 100 entregadores cada — inclusive uma voltada exclusivamente para mulheres. “Trato essa parceria como um processo de aprendizado contínuo. Estamos aprimorando tanto a parte teórica quanto a prática, e nosso objetivo é ampliar essas capacitações”, conclui Rafael.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Precisamos cuidar da sujeira da nossa cidade: responsabilidade é de todos

Precisamos cuidar da sujeira da nossa cidade. Assuma sua parte e transforme o ambiente urbano com atitudes conscientes.

Segunda etapa da Copa Brasília de Drift começa nesta sexta-feira, no Guará

Competição será realizada até domingo, no estacionamento do Kartódromo do Guará, com entrada franca, mediante a doação de 2kg de alimentos não perecíveis Guará recebe...

Neoenergia estreia nos Jogos da Juventude com ações inéditas e presença da campeã olímpica Bia Souza

Patrocinadora leva interatividade, sustentabilidade e protagonismo feminino à maior edição da história do evento em Brasília Brasília, 03 de setembro de 2025 - Pela primeira...

“Lixo no Lixo” – ação do SLU no Parque da Cidade neste sábado(6)

SLU e Parque da Cidade conscientizam frequentadores sobre descarte corretoCampanha “Lixo no Lixo” contará com voluntários para a ação no próximo sábado (6) O Serviço...

Foragido de Minas Gerais foi preso pela PMDF na praça da QI 07 no Guará I

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo realizado pelo prefixo 4325, na Praça da QI 7, no último dia 3 /09, por volta das 18h30, com...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido