22.5 C
Brasília

Dia dos Avós: leite é aliado da saúde na terceira idade

Data:

Compartilhe:

Geriatra reforça importância do consumo de leite e derivados para manter ossos fortes, massa muscular e prevenir doenças crônicas

Uma pesquisa publicada pela Periódicos de Psicologia, denominada Caracterização do consumo de leite em idosos, evidenciou que, ao considerar a fragilidade fisiológica da população dessa faixa etária, o consumo do leite pode ser transformador. De acordo com o estudo, o alimento possui alto valor biológico necessário para atender as demandas do público idoso. Nesse contexto, torna-se essencial enfatizar a importância do consumo do leite na terceira idade, especialmente no Dia dos Avós.

Comemorado em 26 de julho, a data é uma oportunidade para valorizar o cuidado com quem tanto cuidou. Uma das formas mais simples de demonstrar esse afeto é promover hábitos saudáveis para a longevidade. O consumo regular de leite e derivados, por exemplo, é um importante aliado da saúde na terceira idade, como explica a geriatra Dra. Sarah Melo, que atende no Centro Clínico Órion Complex, em Goiânia.

“O consumo de leite pode ser bastante importante na terceira idade, desde que bem tolerado e inserido em um contexto alimentar equilibrado. Isso porque o leite é uma fonte rica de nutrientes essenciais para os idosos, como cálcio, proteínas de alto valor biológico, vitamina D, potássio e fósforo”, destaca a médica.

De acordo com a especialista, o leite pode atuar na prevenção de doenças frequentes na velhice, como a osteoporose, a sarcopenia (perda de massa muscular) e até na regulação da pressão arterial. “Vejo na prática clínica muitos idosos com perda de massa magra ou densidade mineral óssea reduzida. Nesses casos, o consumo de leite e seus derivados, aliado a um plano alimentar equilibrado e à prática de atividade física, pode ser decisivo para a manutenção da autonomia”, pontua.

Leite: qual escolher?

A escolha do tipo de leite deve considerar o perfil de saúde de cada pessoa idosa. Segundo a Dra. Sarah, o leite semidesnatado costuma ser a melhor opção para a maioria, equilibrando teor de gordura e manutenção de vitaminas lipossolúveis. Já o leite integral é indicado em casos de baixo peso ou desnutrição, enquanto o desnatado pode ser uma escolha para pessoas com colesterol alto ou doenças cardiovasculares.

A recomendação geral é consumir de 2 a 3 porções diárias de laticínios, o que pode incluir leite, iogurte e queijos brancos. “Mas tudo deve ser ajustado à realidade de cada idoso, considerando intolerâncias, preferências e interações com medicamentos”, lembra.

Produção com qualidade e segurança

Além de nutritivo, o leite UHT (de caixinha) mantém suas propriedades intactas, como destaca o diretor geral da Marajoara Laticínios, Vinícius Junqueira. “Nosso leite passa por processos rigorosos de qualidade e é envasado de forma asséptica, garantindo segurança alimentar sem comprometer os nutrientes que são tão importantes para todas as idades, e especialmente para os idosos”, explica.

Leite UHT de caixinha passa por processos de controle de qualidade

Segundo ele, o leite cru chega à fábrica em até 12 horas após a ordenha, passa por análises e só então é pasteurizado, esterilizado e envasado. “O processo UHT é o que garante que o leite seja seguro para consumo, livre de micro-organismos patogênicos e sem a necessidade de aditivos”, completa.

Vinícius ainda reforça que o leite de caixinha não possui nenhuma substância tóxica, como o formol, conforme já atestado pelo Ministério da Agricultura e pela Anvisa. “Desinformação sobre esse tema é prejudicial para todas as faixas etárias, mas especialmente para as mais vulneráveis, como as crianças e os idosos”, alerta.

Envelhecer com saúde é um ato diário

Por fim, a Dra. Sarah ressalta que bons hábitos à mesa fazem diferença na qualidade de vida dos idosos. “Envelhecer com saúde é um ato contínuo de autocuidado e dignidade. O leite pode ser um ótimo aliado, mas ele deve estar dentro de um contexto que priorize alimentos in natura, hidratação adequada, consumo de fibras, proteínas e refeições equilibradas ao longo do dia”, orienta.

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Prazo para negociar dívidas de ICMS com até 70% de desconto em multas e juros termina na próxima terça (10)

Pessoas físicas e jurídicas terão condições especiais para quitar débitos O prazo para aderir à negociação facilitada sobre débitos de ICMS inscritos na dívida ativa,...

Projeto “Mulher Ativa” oferece capacitação profissional gratuita para 50 mulheres em Samambaia

Iniciativa do Instituto Acolher promove cursos de Marketing Digital, Secretariado e Radialista com foco na autonomia econômica e inserção no mercado de trabalho. Com o...

Liberta DJ abre chamado para mulheres ocupando e fortalecendo espaços em Brasília

A pergunta é direta — e necessidade: onde estão as DJs de Brasília?O Liberta DJ – Festival de DJs quer dar visibilidade, abrir espaço e fortalecer a presença feminina...

Deputado Hermeto desmente fake news e reforça defesa da Escola Parque da Natureza no Núcleo Bandeirante

A Escola Parque da Natureza e Esporte, no Núcleo Bandeirante, segue funcionando em plena atividade, atendendo mais de 1.200 estudantes da rede pública, inclusive...

Homem que tentou aplicar golpe da falsa identificação no GTOP 24 em área de tráfico de drogas foi preso no Guará

Quando em patrulhamento tático pelas áreas com diversas denúncias reiteradas de tráfico de entorpecentes, as equipes GTOP 24 Alfa e Bravo lograram êxito em...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido