27.5 C
Brasília

Campanha contra a raiva espera imunizar 160 mil cães e gatos em outubro no DF e na Adm do Guará terá Drive Thru nesta sexta e sábado

Data:

Compartilhe:

Ação começa sábado (11) segue até 1º de novembro em todo o Distrito Federal; vacina está disponível gratuitamente durante todo o ano nos núcleos de Vigilância Ambiental. O Nuval do Guará fica na AE12, próximo do terminal de ônibus do Guará I, com atendimento em horário comercial

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), promove de sábado (11) a 1º de novembro uma campanha de vacinação antirrábica. A iniciativa ocorre em todas as regiões administrativas e mobiliza equipes nos 14 núcleos de Vigilância Ambiental do DF, onde a vacina fica disponível gratuitamente durante todo o ano. A ideia é fomentar a imunização e alcançar a meta de vacinar, pelo menos, 160 mil cães e gatos.

De acordo com a médica-veterinária Marcelle Farias dos Santos de Oliveira, da Secretaria de Saúde, além de gratuita, a vacinação contra a raiva é obrigatória. “Todos os tutores precisam vacinar seus animais. A imunização é oferecida pelo SUS e pode ser feita tanto durante a campanha quanto fora dela, nos pontos fixos da Vigilância Ambiental”, explica.

A médica revela que o prazo da campanha foi ampliado para assegurar mais um fim de semana de atendimento nas áreas rurais. “Inicialmente a ação estava prevista para terminar em 25 de outubro, mas decidimos estender até 1º de novembro justamente para alcançar melhor essas regiões”, afirmou.

Importância da imunização

O vírus da raiva ainda circula no Distrito Federal, principalmente entre morcegos e outros mamíferos silvestres. Mesmo sem casos recentes em animais domésticos ou em humanos, a Secretaria de Saúde reforça que a prevenção deve ser contínua. “A vacinação dos cães e gatos cria uma barreira entre as pessoas e os animais silvestres que podem estar contaminados. Quando o animal de estimação está imunizado, ele interrompe a cadeia de transmissão da doença”, explica Marcelle.

Animais que ficam em casa também devem ser vacinados para a proteção deles e dos tutores

A raiva é uma doença viral que provoca encefalite aguda e tem letalidade próxima de 100%. Afeta todos os mamíferos, inclusive seres humanos. Um animal infectado pode tornar-se agressivo, apresentar salivação intensa, dificuldade para engolir, falta de coordenação motora e, em seguida, paralisia e morte.

A veterinária alerta que a imunização é necessária mesmo para animais que vivem em ambiente fechado. “Muita gente acredita que o gato de apartamento está protegido por não sair de casa. Mas já registramos casos de morcegos entrando em apartamentos, inclusive em andares altos. Como não há como saber se esse morcego está infectado, o risco existe”, explicou a especialista.

Segundo Marcelle, o ideal é vacinar todos os cães e gatos, independentemente de o animal sair ou não de casa. “Mesmo quem mantém o bicho dentro de casa deve vacinar. É uma camada adicional de proteção tanto para o tutor quanto para o animal”, afirma.

Podem receber a vacina animais com mais de três meses de vida, incluindo fêmeas gestantes ou em fase de amamentação. Para garantir a segurança durante o procedimento, os pets devem ser levados com coleira, focinheira ou caixa de transporte, conforme o porte. Os tutores precisam ser maiores de 18 anos e apresentar documento de identidade. O serviço não é cobrado.

Em caso de suspeita da doença, é importante deixar o animal em observação durante dez dias, em local seguro, para que ele não fuja nem ataque pessoas ou outros animais. Caso não seja possível observá-lo em casa, deve-se encaminhá-lo ao canil da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde.

Onde vacinar

Durante a campanha, os pontos de vacinação são divulgados semanalmente no site da Secretaria de Saúde, com datas, horários e endereços. Já os núcleos de Vigilância Ambiental funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e mantêm a vacina disponível durante todo o ano.

Marcelle reforça o convite aos tutores: “Vacinar o seu cachorro ou gato é fundamental para manter a raiva afastada do Distrito Federal. Há muitos anos não registramos casos em animais domésticos ou em pessoas, e queremos que continue assim. A imunização é o que garante isso.”

Serviço

  • Campanha de vacinação antirrábica — de 11 de outubro a 1º de novembro;
  • Público-alvo: cães e gatos a partir de 3 meses de idade;
  • Locais: núcleos de Vigilância Ambiental e pontos itinerantes; confira no site da SES-DF;
  • Vacina gratuita.
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Mulher embriagada vai parar na 1ª DP levada pela PMDF, após deixar veículo no meio da EPGU próximo do Guará

Logo após a saída da 1ª Delegacia de Polícia Civil, por volta das 23 horas da última sexta-feira, onde fora lavrada uma ocorrência de...

Outubro Rosa:Novo medicamento amplia tratamento de câncer de mama no DF

Incorporado ao SUS, Trastuzumabe Entansina representa avanço no cuidado de pacientes com tumores HER2 positivos Neste Outubro Rosa, o tratamento contra o câncer de mama...

Homem é abordado pelo 4º BPM na QE46 do Guará II com bike e celular comprados na área de tráfico

Na noite desta sexta-feira (24), por volta das 19h30, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizou a apreensão de bens irregulares durante patrulhamento...

Prisão do estuprador do Guará foi convertida de temporária para preventiva pelo TJDFT

Por Herbert Léda A Polícia Civil do Distrito Federal, por intermédio da 4ªDP e coordenada por mim e a equipe de policiais civis da referida...

Outubro Rosa:Entre sorrisos e lágrimas, a força que floresce na Casa Rosa

Encontro reúne voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer em uma roda de acolhimento e histórias inspiradoras no jardim do Hospital de Base Por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido