A paulista Eudóxia de Barros traz ao CTJ Hall repertório dedicado à música brasileira
A capital federal recebe, nesta sexta-feira, 10 de outubro, a pianista Eudóxia de Barros, no palco do CTJ Hall-Casa Thomas Jefferson, a partir das 20h. A artista, que é destaque no cenário musical por defender a cultura brasileira, oferece aos brasilienses um repertório de técnica refinada, sensibilidade e um repertório que transita entre mestres da música europeia e, principalmente, de compositores nacionais.
A apresentação faz parte do projeto Sextas Musicais da Casa Thomas Jefferson que, semanalmente, oferece ao público do Distrito Federal uma série de apresentações artísticas gratuitas. O recital é sempre aberto ao público, gratuitamente, na Casa Thomas Jefferson da 706/906 Sul, e transmitido ao vivo pelo Youtube. Desde 1987, o espaço apresenta o Sextas Musicais com o compromisso e o respeito do Centro Cultural com os artistas profissionais da música que dedicam suas vidas ao estudo e à performance musical de excelência e ao público.
Uma vida dedicada à música brasileira
Eudóxia de Barros, pianista, é dona de um extenso e premiado currículo, e agraciada com quase uma centena de dedicatórias dos mais destacados compositores eruditos brasileiros, Eudóxia de Barros é destaque no cenário musical brasileiro por se dedicar a levar a música de qualidade para todo o Brasil.
A discografia da pianista inclui 31 LPs, 14 CDs e o DVD “Convite à Música”, com interpretações que vão de Chiquinha Gonzaga a Osvaldo Lacerda; de Bach a Beethoven e a Chopin. Detentora do Prêmio Nacional da Música (Funarte, 1995) e da Comenda do Mérito Anhanguera (Governo de Goiás, 2009), Eudóxia segue atuando intensamente, seja nos palcos, em gravações ou na formação de novos pianistas.
PROGRAMA
BACH – Grande Fantasia em sol menor
SCHUMANN: – Estudos Sinfônicos op. 13
SHOSTAKOVITCH – F. NOACK: – Valsa n*2
OSVALDO LACERDA:
Brasiliana n* 3:
– Cururu
– Rancheira
- Acalanto
– Quadrilha
Três Valsas Brasileiras:
FERNANDO CUPERTINO: - Primeira Valsa
NILCÉIA BARONCELLI: -
Convidativa
CAMARGO GUARNIERI: – Valsa n* 9
ZEQUINHA de ABREU : -
Sururu na cidade
Tico-tico no fubá
ERNESTO NAZARETH: –
Escorregando ( tango )
Coração que sente ( valsa )
Odeon ( tango )
Apanhei-te, cavaquinho ( polca )
Serviço:
O quê: Sextas Musicais (com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Casa Thomas Jefferson)
Quando: sexta-feira, 10 de outubro, às 20 horas
Onde: CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson na 706/906 Sul – Brasília, DF
Foto de Leandro Armbrust