Encontro “Lixo Zero” na Asa Norte

0
1198

Foi realizado   dia 18 de agosto, a Terceira Edição do Encontro Lixo Zero Melhores Práticas Distrito Federal.

A 3ª edição do Encontro Lixo Zero Melhores Práticas, realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e pela Neutralize serviços em Sustentabilidade, norteou as boas práticas de gestão de resíduos voltadas para o Lixo Zero no Distrito Federal, juntamente com os Embaixadores Lixo Zero, as empresas parceiras e também seus empreendedores sociais.

O evento apresentou as quinze melhores práticas nas áreas de Tendências Ambientais, Conscientização e Educação para o Lixo Zero, Redução, Reuso, Reciclagem, Hortas Comunitárias, Design, Ações Comunitárias e Políticas Públicas. Todos os bons exemplos a serem seguidos são do Distrito Federal.

O lixo é hoje um do principais problemas das cidades brasileiras, e seu manejo representa uma fatia significativa do orçamento público. Hoje, grande parte dos nossos resíduos tem como fim, os aterros sanitários, destinação menos nobre que o reuso, reaproveitamento e reciclagem.

As apresentações trouxeram soluções alternativas, promovidas pela sociedade civil, que têm chamado a atenção nacionalmente pelos seus resultados e eficácia. Um forte exemplo, esta muito presente em Brasília e aqui no Guará/DF, a Green Tecnologia Ambiental, que nos últimos 12 meses encaminhou para reciclagem, à partir de Brasília, mais de 4 mil toneladas de vidro. Lembrando que o vidro é 100% e infinitamente reciclável.

O evento foi realizado na SCLN 409, no Evolua Mercado Sustentável, primeiro Mercado Lixo Zero credenciado pelo ILZB (Instituto Lixo Zero Brasil), no Brasil, que oferece soluções lixo zero para que os consumidores possam ter estilos de vida com o mínimo impacto ambiental possível.

Além dos já citados, todos os Painelistas presentes tiveram a oportunidade de apresentar os trabalhos que vem realizando, como o Colégio Arvense, Movimento Jovens pelo Clima Brasília, Dona Jô Confecções, Romero Melo Compostagem e Jardins, Projeto Reação, S.L.U, entre outros.

O evento ocorreu ao ar livre, onde foram disponibilizadas cadeiras e mesas, mas vários participantes optaram por levar esteiras e cangas para ficar mais confortáveis, e ainda levaram a família, aproveitando para fazer um piquenique e aprender mais sobre como ter uma vida Lixo Zero.

 Instituto Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização da sociedade civil autônoma, sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil. Fundado em 2010, O ILZB representa no Brasil a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

Temos como objetivo difundir o conceito lixo zero no Brasil e acreditamos que podemos mudar a nossa sociedade através a mudança de comportamento quanto ao consumo e a responsabilidade pelos resíduos provenientes dele. E fazemos isso através de movimentos, palestras, fóruns e eventos. Nosso evento de maior impacto é Semana Internacional Lixo Zero, que promove a disseminação e a discussão de assuntos relacionados ao consumo consciente e descarte de resíduos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui