Alunos da Rede Pública retornam às aulas dia 29 de junho com acesso gratuito à plataforma Google

0
1564

Os tempos mudaram e o ensino público precisa acompanhar as novas diretrizes durante a pandemia. Após várias reuniões realizadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal foi batido o martelo para o retorno às aulas no próximo dia 29 de junho para todos os alunos matriculados em 2020.A retomada do ano letivo será de forma diferenciada, conforme anunciou na noite da última quarta-feira,3, o secretário João Ferraz, titular da pasta da educação, durante a live transmitida pela plataforma @educadf no You Tube.

Secretário João Ferraz ao lado dos alunos do Colégio Militar de Brasília que venceram a Olimpíada de Matemática em 2019

O plano de volta às aulas foi elaborado e pensado pelo corpo técnico da Secretaria de Educação de forma a propiciar a alunos e professores uma volta às aulas sem turbulência e com pacote gratuito de internet para quem acessar o Google Sala de Aula. A frequência a partir desta data será obrigatória e a Secretaria de Educação espera adesão massiva da rede.

Estudantes do Ensino Médio e do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental já têm aulas via plataforma e podem seguir se cadastrando. Para os demais, a data de abertura do cadastramento será divulgada nos próximos dias. Até então, as aulas, tanto pela televisão quanto pela plataforma, não eram obrigatórias.

 O retorno às atividades educacionais com a execução deste cronograma acontecerá de forma gradativa, em três fases:✺ Fase 1 – acolhimento  e formação dos profissionais; planejamento e produção das atividades não presenciais;✺ Fase 2 – levantamento sobre turmas/estudantes; modulação de pessoal (se necessário); início da produção de atividades não presenciais; formação continuada dos profissionais da educação;✺ Fase 3 – retorno dos estudantes de forma não presencial; continuidade da produção de atividades não presenciais; formação continuada dos profissionais da educação. 

Os gestores escolares devem retornar em 4 de junho e os professores no dia seguinte, 5 de junho.

Cronograma completo

DataAção
4/6Gestores
5/6Professores
8 a 12/6Semana de Acolhimento e Formação
15 a 19/6Professores produzem conteúdo para a plataforma
22 a 26/6Estudantes voltam sem aferição da frequência
29/6Começa o ano letivo do ensino mediado com aferição da frequência para todas as etapas, com acesso gratuito à plataforma

Com informações de Malcia Afonso, Ascom/SEEDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui