Pedalar é Suave é um livro construído por muitas mãos voluntárias que se uniram dentro da Organização Não-Governamental Rodas da Paz com o intuito de superar a dor da perda de voluntários ativistas pelo respeito ao trânsito. O Blog da Zuleika conversou com a mãe de Raul Aragão, ciclista atropelado e morto na L2 Norte em outubro de 2017, um dos homenageados na história do livro. Estamos na Semana Nacional de Trânsito com diversas atividades de conscientização sendo realizadas.
A versão digital será em inglês e português e estará disponível para download gratuito, logo após o lançamento marcado para amanhã, 24/09, a partir das 19 horas no canal do You Tube da Rodas da Paz. Segundo Renata Aragão, o livro pretende levar às crianças o gostar de andar de bicicleta. “As páginas contém pouco texto e muitas imagens. Passeando pela cidade o personagem consegue levar os leitores a interagir com o trânsito e com o respeito ao próximo. Visa, essencialmente à educação infantil”, esclarece a mãe de Raul.
“Meu filho era um voluntário da Rodas da Paz e sempre interagia com crianças. Nada melhor do que um livro destinado ao público infantil para homenageá-lo. O segundo personagem que foi da vida real para as páginas do livro é outro cicloativista atropelado e morto, o Pedro Davison, em 2006. Nossas famílias eram amigas e os filhos voluntários sempre lutaram pela paz no trânsito, relata Renata. Os autores são Josi Paz, Luda lima e Pedro Sangeon. Vamos prestigiar.
Para os próximo meses virá a versão impressa que será doada para os pequenos que começam os primeiros passos na bike e na leitura. Para esta versão digital os autores contaram com parceiros voluntários da sociedade civil e com empresas como o Sabin, Sicoob e Bancoob.