Quem diria a 20 anos atrás que esta famosa frase que indicava a Cidade maravilhosa, o Rio de Janeiro, fosse ser dita em referência à capital do Brasil. A cobrança com o descaso do meio ambiente chegou forte no Centro-Oeste e as florestas, animais, e principalmente os homens, causadores da destruição estão pagando um alto preço. Em Planaltina-DF, uma criança de 11 anos morreu queimada, ontem pela manhã, dentro da própria casa, um lugar considerado de proteção. Nosso “quadradinho” está uma bola de fogo.
O alerta vermelho já foi emitido pelo Instituto de Metereologia, o Inmet, e as altas temperaturas devem ferver nas próximas quinta e sextas-feiras, podendo chegar a 40º graus e a umidade do ar, chegar aos perigosos níveis de 15%. Temperatura nunca dantes sentida pelo morador do DF. O alerta teve início ontem e termina no próximo sábado. Ou seja, dias de riscos de morte por queimadas e até por falta de hidratação.
Existem a possibilidade de chuvas a partir do dia 10 de outubro. Enquanto tivermos que passar por isto não esqueça das velhas recomendações: beba muita água, tome sorvetes, não se exponha ao sol forte, dê preferência ás frutas geladas e cuide da pressão.