Governo local investe R$ 10 milhões para fornecer habilitação gratuita a 3 mil pessoas por ano. Detran prevê inscrições em 30 dias
O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta terça-feira (10), o decreto que permite que cerca de 3 mil pessoas de baixa renda tirem a Carteira de Habilitação Nacional (CNH) gratuitamente, todos os anos. Serão investidos até R$ 10 milhões para que cidadãos façam o curso, treinamento e emissão do documento. Segundo o Detran, as inscrições para o Programa Habilitação Social devem começar em 30 dias.
O chefe do executivo local destacou que o programa é uma forma de ajudar as pessoas a ingressar no mercado de trabalho. “Muitos não tiram a carteira para se divertir ou ir para a faculdade, por exemplo, mas sim para garantir uma renda. Muitos cidadãos trabalham em aplicativos de transporte, número que cresceu durante a pandemia do novo coronavírus”, lembra.
“O Detran-DF tem uma função social muito maior, educativa e de grande participação na sociedade do DF. Esse projeto dá o caráter social do órgão, que tem um sistema digital onde as pessoas conseguem fazer quase todos os serviços, sem necessidade de ir aos balcões presenciais e enfrentar filas. Temos agentes que estão cada vez mais integrados com a sociedade”, ressaltou Ibaneis Rocha.
Zélio Maia, diretor-geral do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF), reforçou que o programa é um resgate a cidadania daqueles que não tem condições de custear a CNH. “Parece algo simples, mas para alguns é um sonho inalcançável. Esse é um projeto que busca a inclusão social, além de fomentar a atividade econômica desse setor”, salienta.
Presidente do Sindicato das Auto e Moto Escolares e Centro de Formação de Condutores Classes “A”, “B”, e “AB”, do DF (Sindauto-DF), Francisco Joaquim, não só as autoescolas, mas como a população e o governo ganham com o projeto. “As pessoas que têm dificuldades financeiras terão oportunidade de saber dirigir. Agradeço ao GDF por ter cumprido esse compromisso conosco”, disse.
Também participaram do evento o vice-governador, Paco Brito e as secretárias de Desenvolvimento Social (Sedes), Mayara Noronha Rocha; de Justiça e Cidadania (Sejus), Marcela Passamani e de Esporte e Lazer, Celina Leão. Os titulares das pastas de Economia, André Clemente; de Governo, José Humberto Pires e de Comunicação, Weligton Moraes prestigiaram a solenidade.
Ótima oportunidade pra nós
Só agradeço🙏
Ótima oportunidade para nós
Só agradeço 🙏🙏
Eu Sarah Gomes, acho muito legal da parte do governo ajudar nós que somos carentes é não temos condições para tirar a CNH. Assim que abrir as inscrições eu serei umas das primeiras a me escrever. Obrigado Ibaneis Rocha!
Eu quero
O que ele vai fazer para as pessoas de baixa renda é um ótimo incentivo, tanto na ajuda
Quanto garantir um emprego para aqueles que só faltava a CNH para começar.
Estou desempregada
Eu achei muito bom .essa atitude de vcs principalmente do GDF….por que tem muitas pessoas que estão desempregada assim como eu. Deus abençoe esse projeto
Maravilhosa oportunidade para quem não possui condições. Ansioso para as inscrições
Bom fico feliz pelo projeto que o governo Ibanez nos proporcionou para ter oportunidade de ter nossa Habilitação…pois tenho 42 e até hoje não tive condições financeiras e queria ser uma das pessoas selecionada … parabéns Ibanez por esse projeto para pessoas de baixa renda que Deus abençoe todos envolvidos nesse projeto 🙏
Quero tira a carteira
Bom projeto 👏👏
Eu quero como consigo