O governador Ibaneis Rocha determinou no início de novembro que as secretarias de Educação e de Empreendedorismo acelerem o preenchimento do cadastro de entidades conveniadas para ampliação do atendimento de crianças em creches públicas no DF.
Após esse processo de credenciamento das interessadas, serão abertas vagas em creches para crianças de até 3 anos e 11 meses.
A ação faz parte do conjunto de medidas do GDF para zerar a esperar por vagas em creches no Distrito Federal. Atualmente, são atendidas 18.820 crianças de zero a três anos em instituições parceiras da rede pública de ensino. Cerca de 20 mil aguardam por uma vaga.
Como participar
O cadastramento é permanente para as instituições interessadas em prestar o serviço. Basta ter CNPJ válido, apresentar as declarações e a documentação exigidas no edital de chamamento público no Simplifica PJ.
O atendimento pode ser on-line, por meio do endereço eletrônico simplifica.pj@semp.df.gov.br ou presencial, na QI 19, lotes 28 a 32, Setor de Indústrias de Taguatinga, das 8h30 às 17h30.
Novas unidades
A SEEDF desenvolveu várias ações para ampliação do atendimento das crianças. Em 2020, foram inaugurados quatro centros de educação da primeira infância (CEPIs), localizados em Samambaia, Ceilândia e Lago Norte, criando 696 novas vagas. Outro centro, em São Sebastião, com capacidade para 208 crianças, será inaugurado em breve.
Na Novacap, mais cinco novos CEPIs estão em licitação e outros dez estão em fase de revisão dos projetos complementares e elaboração de orçamento.