26.5 C
Brasília

Estelionatários da Asa Sul iludiam funcionários públicos endividados

Data:

Compartilhe:

Policiais da 35ª DP deflagraram a operação FECHA FIRMA, em 24/02, e desarticularam uma associação criminosa voltada para a prática de estelionatos.

Conforme apurado, os autores atuavam em uma empresa de apoio financeiro, denominada DIAMOND ASSISTÊNCIA PESSOAL e procuravam pessoas, em especial funcionários públicos que estavam endividados, e lhes ofereciam grandes vantagens no refinanciamento de suas dívidas.

Os autores também procuravam pessoas que haviam realizado financiamentos bancários e diziam que elas teriam dinheiro a receber, pois o financiamento teria sido cobrado a mais.

Os golpistas criaram até um site de fachada para dar certeza aos clientes

No caso investigado pela 35ª DP, a vítima, uma mulher de 51 anos e moradora de Sobradinho II, recebeu um telefonema de uma pessoa que afirmou ser funcionária do BRB, a qual lhe disse que ela teria dinheiro a receber referente a resquícios da sua conta, pois o banco teria cobrado valores a mais dela, quando do financiamento realizado.

A vítima ainda informou que o suposto funcionário do BRB lhe pediu para que ela agendasse a visita para o dia 24/02/2021, devendo ela levar o seu aparelho de telefone celular, com o aplicativo atualizado do Banco, como também seu cartão bancário, tendo sido agendado o encontro para às 17h00, na Quadra 701, Edifício Multiempresarial, Bloco O, Sala 567, na Asa Sul, em Brasília/DF.

Golpista, já com o celular da vítima na mão, e dentro do aplicativo do BRB já iniciando o golpe

Desconfiada, a vítima procurou a 35ª DP e foi informada pelos policiais que ela estava prestes a cair em um golpe. Segundo constatado, já haviam sido registradas 12 ocorrências policiais contra a citada empresa, tendo sido verificado que, quando as vítimas compareciam nos encontros agendados, os funcionários da empresa pediam o seu aparelho de telefone celular e, sem que elas percebessem, ingressavam nos aplicativos de seus bancos e contraíam um novo empréstimo e transferiam o dinheiro obtido para uma conta bancária por eles administradas.

Diante de tal constatação, a vítima foi orientada a comparecer na reunião agendada, a qual seria monitorada pelos policiais.

Na reunião, as três pessoas que atenderam a vítima solicitaram o celular dela, sendo que a primeira atendente, pediu para mexer no celular da vítima para ”ver o aplicativo dela”, tendo ainda lhe sido solicitado que acessasse o aplicativo bancário e colocasse na página referente aos seus empréstimos. Em seguida, os atendentes acessaram o aplicativo bancário em seu celular e, quando acessavam a aba referente aos seus investimentos, os policiais ingressaram no local e deram voz de prisão aos atendentes, identificados posteriormente como sendo DIONES OLIVEIRA DA COSTA, 38 anos e RAQUEL LOPES DE SOUSA, 27 anos.

A responsável pela empresa, identificada como OLAMINE LAGE FARAH NOLASCO, 31 anos, também foi autuada.

Uma estrutura de fachada digna de enganar qualquer um

Durante a ação policial fora constatado que OLAMINE atua como gerente geral da empresa, nas sedes do Rio de Janeiro e de Brasília, sendo a responsável pelo treinamento dos atendentes.

Na ação, alguns documentos, um computador pessoal e os aparelhos de telefone celular dos envolvidos foram apreendidos.

Dentre os documentos apreendidos, destacam-se orientações da empresa para os atendentes, tais como: que o atendente cite para o cliente que é ”representante do Banco TAL”; de não informar ao cliente qual é o banco que irá fazer a restituição/desconto”; ”Se perguntar algo para o banco ele pode achar que não é a Sra., até porque o banco tem um sistema contra fraude”; ”é necessário ter controle da negociação”; Colocar o cliente no lugar; ser fria”.

Diante de tudo que fora constatado, os autores foram presos em flagrante delito pelos crimes de tentativa de estelionato e de associação criminosa.

A investigação na Polícia Civil do Distrito Federal prossegue em relação aos outros crimes perpetrados.

*Com informações da 35ª DP

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade
publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Cria do Guará, Andrey, com família na QE38, se destaca no futebol nacional e internacional

Quem conhece a história da QE 38 do Guará II, sabe que o clube dos Galácticos faz parte da identidade da quadra, e foi...

Plantas aquáticas não afetam a qualidade das águas do Paranoá

Por causas das chuvas intensas, espécies aquáticas se proliferam e se espalham, mas a Caesb garante que o lago continua em condições de uso...

Cursos gratuitos de copeira e assistente administrativo para mulheres estão com inscrições abertas no Distrito Federal

Aulas serão ministradas na Administração Regional do Gama, entre o dia 25 deste mês e 20 de dezembro Oportunidade gratuita de capacitação profissional para mulheres:...

A importância do Dia da Consciência Negra

Por Felipe Bayma O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, é um momento de reflexão, memória e reconhecimento das contribuições fundamentais da...

4º Batalhão da PMDF recupera bens furtados em comércio do Guará II após perseguição

Em uma ação rápida e precisa, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) recuperou diversos bens furtados de um comércio localizado na QE 46...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido