A CEB Distribuição, empresa do grupo Neoenergia, colocou em operação uma tecnologia de ponta em automação da rede elétrica ainda inédita no Distrito Federal. Denominado Self-healing, o sistema de reconfiguração permite isolar um eventual defeito na rede de distribuição de energia e recompor o fornecimento automaticamente para a maior parte da área afetada.
A inovação possibilita o restabelecimento da energia de forma mais rápida que o modelo convencional e amplia as opções de manobras.
O primeiro sistema foi instalado no Recanto das Emas, beneficiando mais de 8,8 mil habitantes da região. Até o fim do ano, a empresa tem a previsão de expandir a solução para outras regiões do Distrito Federal. A incorporação da tecnologia assegura melhor continuidade do serviço prestado pela CEB-D, melhorando a qualidade do fornecimento de energia para os clientes da distribuidora.
Entenda melhor como funciona o sistema
Na prática, os fatores que geram as interrupções são isolados rapidamente por meio da interação entre os equipamentos que compõem o sistema de forma automática. Por exemplo, quando uma árvore cai em cima da rede elétrica e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os demais clientes impactados. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica – com a instalação do sistema, pode levar poucos minutos ou segundos para ser concluído.
“Adotando as melhores práticas da Neoenergia, a CEB-D está empenhada na modernização e digitalização da rede elétrica do Distrito Federal com novas tecnologias para melhorar a qualidade do fornecimento de energia e segurança da população, a fim de atender cada vez melhor às exigências de nossos clientes” , destaca Frederico Candian, Presidente da CEB Distribuição.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da CEB-Neoenergia