20.5 C
Brasília

Lockdown e toque de recolher por mais mais uma semana, diz Ibaneis Rocha

Data:

Compartilhe:

governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um decreto, que será publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (19/3), prorrogando por mais uma semana as medidas de restrição no Distrito Federal, que terminariam na segunda-feira (22/3).

A informação foi repassada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva de imprensa na tarde desta sexta. Segundo ele, o governador planeja flexibilizar, a partir do dia 29, os horários de funcionamento das atividades, com regras para cada setor.

Academias poderão funcionar das 6h às 21h. Já os shoppings e centros comerciais, das 13h às 21h. As alterações, porém, serão promovidas apenas se os índices atualmente registrados reduzirem – como, por exemplo, a taxa de transmissão do coronavírus. “Àqueles que querem que a vida volte ao normal, é fundamental que respeitem as regras”, alertou Gustavo Rocha.

Gustavo Rocha explicou que a flexibilização seguirá critérios específicos. “Se não houver redução das taxas, ele (Ibaneis) pode decidir pela não abertura. É fundamental que se cumpra as regras”, reforçou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, apontou que está havendo uma redução na taxa de isolamento e isso pode refletir em números.

Para reforçar a fiscalização durante o lockdown, o governador Ibaneis Rocha decidiu convocar auditores. Atualmente, segundo o DF Legal, o percentual de obediência às medidas restritivas varia de 94 a 96%. Até o momento, foram feitas 136 mil vistorias e mais de 4 mil abordagens. Além disso, os agentes aplicaram 137 multas, sendo 13 por não uso de máscaras e 10 por desrespeito ao toque de recolher.

Bolsonaro

O secretário da Casa Civil do DF também comentou o fato de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter entrado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o poder de governadores e prefeitos na imposição de medidas de isolamento social, para tentar frear o contágio pelo novo coronavírus.

“O posicionamento do presidente da República é conhecida por todos. A ação será respondida no STF. O governador tem dito que não tem dúvida sobre a legalidade dos decretos, já que o Supremo se posicionou sobre o tema”, frisou.

Com informações do site Metrópoles

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

3
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Detran leva orientações a 3,1 mil pessoas no fim de semana

O aniversário de 17 anos da Lei Seca deu o tom comemorativo do Rolê Consciente em Águas Claras e Asa Norte Zélia Ferreira O Departamento...

Projeto Brasíl.IA oferece 800 vagas para cursos de tecnologia em quatro cidades

Aulas serão entre 1º e 31 de julho em São Sebastião, Águas Claras, Jardim Botânico e Cruzeiro; pessoas interessadas devem preencher formulário online e...

Policiais civis do DF cobram paridade salarial e PEC da aposentadoria durante homenagem no Senado

Os policiais civis do Distrito Federal cobraram do Congresso Nacional e do governo federal o avanço em duas pautas prioritárias da categoria: a restauração...

Saiba como denunciar as carcaças que estão espalhadas pelo Guará

Somente em 2024, equipes recolheram 2,8 mil carros; ação é essencial na garantia da ordem pública e também integra o plano de enfrentamento aos...

Operações da Lei Seca registram 49 motoristas alcoolizados

Em cinco dias, o Detran-DF realizou 446 testes de etilômetro Por Jaqueline Costa De quarta-feira (18/6) a domingo (22/6), o Departamento de Trânsito do Distrito...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido