26.5 C
Brasília

Lockdown e toque de recolher por mais mais uma semana, diz Ibaneis Rocha

Data:

Compartilhe:

governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um decreto, que será publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (19/3), prorrogando por mais uma semana as medidas de restrição no Distrito Federal, que terminariam na segunda-feira (22/3).

A informação foi repassada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva de imprensa na tarde desta sexta. Segundo ele, o governador planeja flexibilizar, a partir do dia 29, os horários de funcionamento das atividades, com regras para cada setor.

Academias poderão funcionar das 6h às 21h. Já os shoppings e centros comerciais, das 13h às 21h. As alterações, porém, serão promovidas apenas se os índices atualmente registrados reduzirem – como, por exemplo, a taxa de transmissão do coronavírus. “Àqueles que querem que a vida volte ao normal, é fundamental que respeitem as regras”, alertou Gustavo Rocha.

Gustavo Rocha explicou que a flexibilização seguirá critérios específicos. “Se não houver redução das taxas, ele (Ibaneis) pode decidir pela não abertura. É fundamental que se cumpra as regras”, reforçou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, apontou que está havendo uma redução na taxa de isolamento e isso pode refletir em números.

Para reforçar a fiscalização durante o lockdown, o governador Ibaneis Rocha decidiu convocar auditores. Atualmente, segundo o DF Legal, o percentual de obediência às medidas restritivas varia de 94 a 96%. Até o momento, foram feitas 136 mil vistorias e mais de 4 mil abordagens. Além disso, os agentes aplicaram 137 multas, sendo 13 por não uso de máscaras e 10 por desrespeito ao toque de recolher.

Bolsonaro

O secretário da Casa Civil do DF também comentou o fato de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter entrado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o poder de governadores e prefeitos na imposição de medidas de isolamento social, para tentar frear o contágio pelo novo coronavírus.

“O posicionamento do presidente da República é conhecida por todos. A ação será respondida no STF. O governador tem dito que não tem dúvida sobre a legalidade dos decretos, já que o Supremo se posicionou sobre o tema”, frisou.

Com informações do site Metrópoles

zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2
- Publicidade -publicidade

FAVORITOS

━ Relacionadas

Precisa de atendimento do Detran-DF? Há mais de 30 mil vagas para agendamento em janeiro

Sistema oferece diversas vantagens, como a ausência de filas e a organização do tempo do cidadão, além de agilidade e eficiência nos serviços prestados O...

Namorada vai presa com homem que traficava drogas na QE 38 do Guará II

Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 4º Batalhão (Gtop 24) detiveram um homem suspeito de tráfico de drogas, às 18h40 desta sexta-feira (17)....

Uso de vibradores e outros objetos pode disseminar HPV, vírus relacionado ao câncer de colo de útero

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) informam que esse é o terceiro tipo de tumor mais frequente entre as mulheres no Brasil, excetuando...

CONAB sob investigação: contratação do Instituto Consulpam levanta suspeitas sobre lisura em concurso público

A contratação do Instituto Consulpam pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) para a realização de um concurso público federal, sem licitação, está sob investigação...

Educação pública do DF ganha reforço: plataforma gratuita de videoaulas

O Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (19) anuncia a criação de uma ferramenta de apoio à educação pública do DF: o...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido