32.5 C
Brasília

Lockdown e toque de recolher por mais mais uma semana, diz Ibaneis Rocha

Data:

Compartilhe:

governador Ibaneis Rocha (MDB) assinou um decreto, que será publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF) desta sexta-feira (19/3), prorrogando por mais uma semana as medidas de restrição no Distrito Federal, que terminariam na segunda-feira (22/3).

A informação foi repassada pelo secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva de imprensa na tarde desta sexta. Segundo ele, o governador planeja flexibilizar, a partir do dia 29, os horários de funcionamento das atividades, com regras para cada setor.

Academias poderão funcionar das 6h às 21h. Já os shoppings e centros comerciais, das 13h às 21h. As alterações, porém, serão promovidas apenas se os índices atualmente registrados reduzirem – como, por exemplo, a taxa de transmissão do coronavírus. “Àqueles que querem que a vida volte ao normal, é fundamental que respeitem as regras”, alertou Gustavo Rocha.

Gustavo Rocha explicou que a flexibilização seguirá critérios específicos. “Se não houver redução das taxas, ele (Ibaneis) pode decidir pela não abertura. É fundamental que se cumpra as regras”, reforçou.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, apontou que está havendo uma redução na taxa de isolamento e isso pode refletir em números.

Para reforçar a fiscalização durante o lockdown, o governador Ibaneis Rocha decidiu convocar auditores. Atualmente, segundo o DF Legal, o percentual de obediência às medidas restritivas varia de 94 a 96%. Até o momento, foram feitas 136 mil vistorias e mais de 4 mil abordagens. Além disso, os agentes aplicaram 137 multas, sendo 13 por não uso de máscaras e 10 por desrespeito ao toque de recolher.

Bolsonaro

O secretário da Casa Civil do DF também comentou o fato de o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ter entrado com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) questionando o poder de governadores e prefeitos na imposição de medidas de isolamento social, para tentar frear o contágio pelo novo coronavírus.

“O posicionamento do presidente da República é conhecida por todos. A ação será respondida no STF. O governador tem dito que não tem dúvida sobre a legalidade dos decretos, já que o Supremo se posicionou sobre o tema”, frisou.

Com informações do site Metrópoles

publicidade
zuleika

Quem é Zuleika Lopes

2

━ Relacionadas

Incêndio florestal na região do Parque Ecológico Ezechias Heringer, Guará – DF mobiliza Bombeiros e ICMbio.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal atendeu essa ocorrência às 9h11 do dia 05/10/2024 empenhando 08(oito) viaturas Chegando ao local, as equipes de...

Sem braços, sem pernas e sem limites: Tiago Linck compartilha sua jornada na Aurora Coop

Sem braços, sem pernas e sem limites. Com esse lema, Tiago Linck, jovem de 17 anos com a rara síndrome de Tetra-Amélia, percorre o Brasil contando...

Dia da Mulher da DPDF terá o Outubro Rosa como tema

Ação será realizada nesta segunda (7), para atender o público feminino em situação de vulnerabilidade Outubro Rosa é o tema da  17ª edição do Dia...

Febre maculosa: tudo que você precisa saber sobre a doença no DF

Secretaria de Saúde alerta sobre os cuidados que a população deve tomar para evitar contato com um carrapato infectado O tempo seco e quente no...

Fluminense: UFA, vitória!

Por Raimundo Ribeiro O Fluminense recebeu o Cruzeiro de Diniz, e como esperado fazendo marcação alta, tentando aproveitar o fato dos times treinados por Diniz...

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, insira seu comentário!
Por favor digite seu nome aqui

error: Conteúdo protegido