Vai ter espetáculo, sim Senhor!!!!!!!!!! finalmente o martírio da trupe do Circo Vitória acabou. Pegos de surpresa pela pandemia da Covid-19, há cerca de 14 meses, os integrantes circenses passaram por poucas e boas após serem proibidos de fazer espetáculos presencias na cidade. Estavam presos no Guará II, de pés e mãos atadas, como se fosse realmente aqueles espetáculos que dão, medo, apreensão, suspense até o grand finale.
E finalmente uma luz no fim do túnel com o último decreto do Governo do Distrito Federal, publicado há dois dias, liberando as atividades circenses em todo nosso quadradinho. As companhias circenses ao se verem no aperto das contas devido à paralisação dos espetáculos, tiveram que recorrer à solidariedade dos moradores dos locais em que se encontravam e, algumas optaram por se unir a outras que estavam em locais mais visíveis, como é o caso do Circo Vitória, no centro do Guará II e bem ao lado de equipamentos públicos, como a 4ª DP. Assim o Master Show Circus, com 12 integrantes , vieram para o Guará e se uniram aos 21 que já estavam alocados aqui. Veja os planos de agora em diante;
Blog da Zuleika– Qual a melhor solução? ficar no Guará e reabrir os espetáculos ou mudar de cidade?
Circo Vitória-Então… pretendemos reabrir aqui mesmo no Guará. Pois quando a pandemia chegou só tínhamos apresentados 3 espetáculos.
–Tem previsão?
Por enquanto estamos aguardando mais informações sobre os métodos para retomar as atividades. Tais como vistorias protocolos etc…
Como para vocês os anos de 2020/2021?
Ficar esse 1 ano sem trabalhar foi algo inexplicável que nunca passamos por nada igual. Vivemos da solidariedade da população do Guará, através de doações; a secretaria da Cultura também nos deu total apoio juntamente com a Lei Aldir Blanc. Por conta da pandemia alguns circos fecharam e foram se ajuntar com familiares de outros circos. Exemplo disso é o Master Show Circus que está no Guará juntamente com o Circo Vitória, e o Harley Circus que está em Sobradinho com o Rocca Circus.
Pensaram em desistir?
Desistir foi algo que em nenhum momento passou pelas nossas cabeças. Pois é o que fazemos. Ser circense está nas veias. E algo mágico que não tem como explicar , só vivendo mesmo.
E as crianças? estão estudando?
As crianças estão estudando pela internet. Elas estudam nas escolas da samambaia. E estão seguindo o estudo como as demais crianças.
Como vai ser de agora em diante?
De agora em diante e fazer a manutenção de toda estrutura que ficou parada por 1 ano. Se adequar aos protocolos de combate ao Covid-19 e retornar nossas atividades fazendo o que sabemos fazer melhor…
Levar a alegria e o riso por onde passamos..
Quem se movimentou para que as atividades circenses fosse liberadas neste novo decreto?
Foi uma junção de ajudas. Os circos em si através de solicitações ao Buriti, a secretaria de Cultura que ajudou muito entre outras pessoas.
Já existem protocolos para os teatros e cinemas. Porque não seguir os mesmos e reabrir?
Sim os protocolos serão os mesmo seguindo o decreto. Agora temos que aguardar as vistorias e liberações que demoram alguns dias.